As senhas devem ser alteradas a cada 90 dias e conter 8 caracteres
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
Desde segunda-feira (4), conforme a Circular nº 3/2024 da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), novas regras de segurança para o acesso aos computadores de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) são implementadas. Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a segurança cibernética, a fim de garantir a integridade, confidencialidade das informações e a segurança da rede como um todo.
A principal alteração envolve a obrigatoriedade de mudança regular de senha para todos os servidores que têm acesso à rede. A partir de agora, será necessário alterar a senha de acesso às estações de trabalho a cada 90 dias.
Acesse aqui o manual para a troca de senhas dos computadores do GDF.
É importante frisar aos funcionários que o não cumprimento dessa
exigência resultará no bloqueio da conta do servidor em 14 de março.
É essencial que os servidores sigam critérios ao criar ou atualizar suas senhas para garantir a segurança do sistema. Veja quais são os critérios para ter senhas mais seguras:
→ A senha deve conter oito caracteres;
→ Os caracteres devem incluir três das seguintes categorias: letras maiúsculas (A a Z), letras minúsculas (a a z), dígitos numéricos decimais (0 a 9) e caracteres especiais (não alfanuméricos).
As operações para atualização das senhas estão sendo rigorosamente acompanhadas pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/SEEC), em conformidade com os princípios e diretrizes da Política de Segurança da Informação do Governo do Distrito Federal (PoSic). Essas medidas foram instituídas pela Norma de Segurança da Informação e Comunicação (NoSIC), conforme a Portaria nº 230 de 12 de julho de 2022.
Vale ressaltar que a Secretaria de Educação do DF conta com a colaboração de todos os servidores para garantir a eficácia dessas medidas, a segurança da rede e a integridade dos dados.