Pesquisa da Secretaria de Educação divulga o histórico de escolas antes da inauguração de Brasília
Por Íris Cruz |Ascom/ SEEDF
Já pensou nas escolas que foram criadas antes mesmo da inauguração de Brasília? Um histórico dessas construções que ocorreram entre os anos de 1957 e 1960 está disponível no documento Escolas Pioneiras de Brasília: A instalação das primeiras instituições educacionais até a inauguração da nova capital.
Esse é o segundo volume do estudo A instalação das escolas no Distrito Federal: Década de 1960, publicado em março de 2021.
O conteúdo, organizado pela Secretaria de Educação, faz uma relação das escolas que ainda estão em atividades e aquelas que estão inativas, assim como a história de cada uma.
Por meio de documentos oficiais, é possível conhecer a trajetória de construção da capital em uma perspectiva diferente, que dá voz à história da educação.
“Brasília, sendo uma cidade com poucos anos de existência quando comparada a tantas outras do Brasil, possui poucos registros dos fatos ocorridos na esfera educacional, se considerarmos os anos precedentes e até mesmo, os posteriores à sua construção”, argumenta a equipe técnica responsável pela publicação do registro.
A ideia do documento é contribuir e incentivar o conhecimento sobre o início do sistema educacional público da capital.