Diante do cenário de epidemia por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as secretarias de Educação e Saúde se uniram para monitorar e promover ações para o combate ao mosquito e o enfrentamento à doença.
Vamos juntos fazer com que as escolas se tornem modelo de atuação no combate à presença do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.
O primeiro passo para enfrentar essa batalha é conhecer o inimigo e saber como ele age. Então vamos lá:
O que é a Dengue | ➔ | Doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores. | |
Sintomas | ➔ | O doente pode apresentar sintomas como: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas, manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
É importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao surgirem os primeiros sintomas |
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Transmissão | ➔ | A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento. | |
Prevenção | ➔ | A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. |
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Estudantes, educadores e toda a comunidade escolar:
agora que vocês têm mais informações, tornem-se agentes mais ativos,
fazendo vistorias semanais nas escolas e em suas casas na busca
e eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A prevenção é a melhor forma de evitar a doença.
Disque 160 ou 162 | ➔ | para denúncia de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti |
Disque 199 | ➔ | para outras orientações sobre a dengue |
Portal Dengue SES-DF | ➔ | para informações gerais; painéis; busca de atendimento e mapa de incidência da dengue no Distrito Federal |
Unidade Básica de Saúde (UBS) | ➔ | para localizar a UBS mais próxima a partir do Código de Endereçamento Postal (CEP) ou endereço; horário de atendimento regular; e as UBSs que dispõem de horário ampliado: à noite, aos sábados ou aos domingos |
Companhia de teatro que ensina as crianças sobre o Aedes aegypti como parte do Programa Saúde na Escola | ➔ | para solicitações de agendamento:
(61) 3347-8527 |
Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde
NR | RA | Endereço | Telefone |
Asa Norte | Asa Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Varjão, Lago Norte | SAIN Estrada Contorno do Bosque Lt. 4 — Dival | (61) 3449-4470 |
Asa Sul | Asa Sul, Lago Sul, Vila Telebrasília, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal |
SAIS AELt. 10 —Inspetoria de Saúde | (61) 3449-4486 |
Brazlândia |
Brazlândia | AE 04 Lt. 09 —St. Tradicional (Ao Lado da Administração de Brazlândia) | (61) 3449-4460 |
Ceilândia | Ceilândia | Ceilândia Sul – AE15 Bloco D Inspetoria de Saúde | (61) 3449-4462 |
Gama | Gama | AE07 — St. Central do Gama (Ao Lado da Rodoviária) | (61) 3449-4464 |
Guará | Guará I, Guará I, Águas Claras, Vicente Pires, Arniqueira, Colônia Agrícola Samambaia |
QE 12 AE D – Guará 1 (Em Frente ao Centro Espírita André Luiz) | (61) 3449-4466 |
Núcleo Bandeirante | Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Park Way | 3ª Av. AE3 – Inspetoria de Saúde (Ao Lado do Posto de Saúde) | (61) 3449-4468 |
Paranoá | Paranoá e Itapoã | Qd. 03 AE Lt. 7 (Atrás do Fórum) | (61) 3449-4472 |
Planaltina | Planatina | Av. Independência Qd.. 02 Bl. J St. Comercial Central | (61) 3449-4474 |
Recanto das Emas | Recanto das Emas | Qd. 104/105 Lt. 03 St. Hospitalar – Av. Recanto das Emas | (61) 3449-4476 |
Samambaia | Samambaia | Qd. 302 AE Lt. 07 — Atrás do Fórum | (61) 3449-4478 |
Santa Maria | Santa Maria | QR Ac 102 Cj. A, B, C, D, S/N Anexo– Hospital de Santa Maria | (61) 3449-4480 |
São Sebastião | São Sebastião, Jardim Botânico, Condomínios do Lago Sul | Rua 49 A Nº 50 Pç. Tião Areia—São Sebastião | (61) 3449-4484 |
Sobradinho | Sobradinho, Sobradinho II, Fercal | Qd. Central St. Adm. e Cultural Bl. D AE, Inspetoria de Saúde (Em Frente ao Fórum) | (61) 3449-4482 |
Taguatinga | Taguatinga | QSE 11/13 AE nº 02 – Inspetoria de Saúde | (61) 3449-4488 |
Propostas | Estratégias | |
Vistoria de possíveis focos de proliferação do Aedes | ➔ | Realizar vistorias, pelo menos uma vez por semana, para identificar possíveis locais de proliferação do Aedes nas unidades escolares e entorno.
Realização de mutirões de limpeza na escola e arredores. Como suporte para a atividade pedagógica de vistoria, recomenda-se a utilização da Lista de Checagem. |
Pesquisa e leitura de textos informativos | ➔ | Indicar momentos para a leitura de notícias, artigos, gibis, revistas, entre outros materiais envolvendo a temática.
Após a leitura, os professores podem propor rodas de debates sobre o tema e buscar propostas para combater a proliferação do mosquito. |
Criação e utilização de folder | ➔ | Utilizar e/ou elaborar folder informativo com as fases de desenvolvimento do mosquito; locais favoráveis para sua proliferação; principais sintomas das doenças transmitidas; dentre outros. |
Filmes e vídeos | ➔ | Filmes, vídeos e afins desenvolvem a linguagem, a criatividade, a imaginação e possibilita ao estudante maior entusiasmo durante as ações pedagógicas. Assim,
destacamos como sugestões alguns vídeos relacionados a temática: |
Realização de peças teatrais | ➔ | Os professores podem utilizar as artes como instrumento pedagógico para a abordagem de temas emergentes e transversais. Ao elaborar com os estudantes peças teatrais que abordam a temática estarão contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, social e emocional, por exemplo. |
Paródias | ➔ | Atividades lúdicas, como a paródia, constituem-se como importante ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos, inclusive a sensibilização de temas emergentes, pois criam condições necessárias à aprendizagem, ao apresentarem- se de forma dinâmica no trato de determinados conteúdos em sala de aula. Os professores podem utilizar essa estratégia para dinamizar e sensibilizar os estudantes.
• Xô dengue: como combater e acabar focos do mosquito da Dengue • Zum Zum Zum Zum Zum – Yasmin Verissimo – Música Educativa Dengue |
Palestras e rodas de conversas | ➔ | Sensibilizar os estudantes, por meio de palestras com profissionais da área, quanto aos riscos causados pelo Aedes aegypti e a importância do controle da proliferação do mosquito vetor de transmissão. |
Concurso de desenhos, textos, vídeos e
fotografias |
➔ | Realizar concursos entre os estudantes com objetivo de estimular a criatividade, enriquecer o projeto pedagógico da escola, estimular a reflexão quanto o tema e diversificar a prática pedagógica por meio do estimulo à criação de recursos audiovisuais. Nesse contexto, os docentes podem utilizar concursos para mobilizar e sensibilizar os estudantes. |
Júri simulado | ➔ | Essa atividade é uma espécie de julgamento, no qual teremos estudantes atuando na defesa e na acusação de um determinado caso. O docente selecionará um estudante para ser juiz, outro para atuar como escrivão e os demais serão os jurados. Essa ação é dinâmica e promove o entusiasmo dos estudantes para a abordagem da temática. |
Tempestade de ideias | ➔ | Nessa estratégia, o professor lança uma palavra ou um problema relacionado ao conteúdo e pede para que os estudantes expressem uma palavra ou ideia sobre aquilo que foi proposto. O professor fará papel de mediador para construção de conhecimentos sobre a temática. |
Palestra
Com dengue não dá! |
O projeto contará com palestras para unidades escolares, com o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do combate ao Aedes aegypti e suas formas de prevenção da dengue.
► Memorando Circular Nº 3/2024 – Projeto: Com dengue não dá!
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Curso
Detetives da Saúde na Escola: Desvendando a Dengue |
O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais da educação e da saúde por meio de trilha de aprendizagem composta por seis módulos
Caso ocorra alguma intercorrência no momento do cadastro registre o problema e solicite suporte pelo e-mail gtes.eapsus@fepecs.edu.br
▸ Folder
► Memorando Circular Nº 10/2024 – Divulgação do curso Detetives da Saúde na Escola: Desvendando a Dengue na Eapsus para os profissionais da educação.
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