Primeira edição da publicação foi apresentada em evento gratuito na Universidade de Brasília em julho
Da Redação, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal apresentou, no final de julho, a primeira edição da Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica. A publicação semestral e online é feita com e para os jovens da educação básica do DF. O objetivo do projeto é fomentar a pesquisa e a divulgação de trabalhos de iniciação científica produzidos por estudantes e professores da rede pública de ensino.
O primeiro exemplar da publicação foi apresentado durante a 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no estande da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
O espaço recebeu a visita da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “Essa revista é uma forma de incentivar o desenvolvimento e a divulgação científica de trabalhos apresentados pelos nossos alunos”, disse.
No local, os visitantes puderam interagir fazendo fotos e ver a exposição de trechos dos textos publicados, projeção vídeos, além de apresentações e debates com autores da revista no palco SBPC Jovem.
O periódico realiza a publicação de trabalhos que explorem temáticas relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento em suas diversas matizes, priorizando conteúdos vinculados ao currículo da educação básica.
Os trabalhos apresentados na primeira edição têm temas variados, como arte, sustentabilidade, deficiência e sentimentos, e foram finalistas da 10ª edição do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal.
A edição inaugural também contou uma parceria com o ilustrador digital e artista em grafite Oberas, jovem brasiliense, egresso do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, que produziu a capa da revista.
A publicação da primeira edição da revista é a culminância de um processo que teve seu início em sala de aula, quando professores e alunos da educação básica decidiram desenvolver projetos científicos. A Portaria nº 294 regulamenta o projeto.