5/09/24 às 18h24 - Atualizado em 5/09/24 às 18h26

Sobradinho recebe etapa regional do 13º Circuito de Ciências

Trabalhos deste ano percorrem o tema biomas do Brasil

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

O evento aberto à comunidade está em sua 13ª edição | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

O 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF fez uma parada no Ginásio de Esportes de Sobradinho, que recebeu estandes de 31 escolas, nessa quinta-feira (4/9). A cidade é uma das 14 Regionais de Ensino a receber o Circuito de Ciências e os trabalhos deste ano contam com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

O evento foi aberto para toda a comunidade de Sobradinho, além de pais, professores, monitores e diretores que auxiliaram na organização da festividade. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, prestigiou a etapa regional do Circuito visitando diferentes estandes e conhecendo as grandes mentes por trás dos projetos científicos, ou seja, os alunos.

Quando a gente fala de Circuito de Ciências, não é apenas um espaço onde os meninos vão apresentar trabalhos. Aqui eles irão apresentar resultados de pesquisas, de muito estudo, de inovação, pois a ciência está presente em tudo. Suscitar nos estudantes o desejo do conhecimento, da pesquisa, é muito importante”, declarou.

Na sala de recursos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 08 de Sobradinho, os alunos produziram uma espiral de ervas com uma variedade de plantas. “No CEF 08, nós temos duas salas de recursos, então estamos conseguindo fazer os projetos maiores e englobar todos os alunos. A espiral, por exemplo, além de ser uma questão de sustentabilidade também é de diversidade, pois cada plantinha precisa de uma coisa e isso se encaixa também neles, porque são alunos do ensino especial. Então foi massa demais”, destacou a monitora da escola, Júlia Borges.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, foi recebida com muito entusiasmo pelos estudantes | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Sustentabilidade

O Circuito contou com projetos sobre biodiversidade, aromaterapia, preservação do meio ambiente, entre outros. De acordo com o coordenador da Regional de Ensino de Sobradinho, Marcílio Almeida, o alcance desses trabalhos tem sido muito animador. “O carro-chefe deste ano tem sido a sustentabilidade. Todos os trabalhos envolvem essa temática, desde os anos iniciais até o ensino médio. Aqui os alunos veem que por menor que seja a participação de cada um, em conjunto o estudo deles tem um grande alcance.”

Uma das mães que acompanhou o evento foi Anna Souza, mãe de Alejandro do CEF 08 de Sobradinho. O aluno de 13 anos possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a mãe se surpreendeu com o desenvolvimento do filho nesse projeto. “Hoje nós estamos aqui testemunhando um verdadeiro dia de milagres. Porque ele está neste momento se comunicando com outras pessoas, socializando. Então ver as escolas tratando eles como seres humanos, ver que estão sendo acompanhados de forma humanizada, respeitados, é bom demais. Presenciar o Alejandro evoluindo é uma alegria sem limite”, finalizou emocionada.

Alejandro de Souza também explicou sobre o projeto da espiral de ervas. “Aqui tem uma variedade de plantas, por isso o nome do nosso trabalho é Plantando Variedades. Tem plantas que fazem repelentes e outras temperos. Tem de tudo”, explicou.

Anna Souza, mãe do estudante Alejandro, ficou surpresa ao ver o desenvolvimento do filho ao participar do projeto | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Etapas do Circuito

Antes da etapa regional, a fase local foi realizada em formato presencial, nas unidades escolares, núcleos de ensino e instituições educacionais parceiras que atendem à Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal. A partir desse momento, foram selecionados os trabalhos científicos para participação na etapa regional.

Essa está sendo realizada em formato presencial, nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), e selecionará 188 trabalhos científicos para participação na etapa distrital, que também será realizada em formato presencial, no mesmo espaço da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em local a ser definido.

Veja o cronograma previsto para realização das fases do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal:

Fase

Período