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22/03/23 às 17h04 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Selo valoriza compromisso de escolas com o uso consciente da água

Lançamento ocorreu nesta quarta (22) na Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante

Da Agência Brasília

 

Além do selo que a escola recebeu, alunos ganharam pulseiras azuis de guardião da água | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A preservação de recursos hídricos encontra aliados dentro das salas de aula no Distrito Federal. Instituições de ensino têm investido na educação ambiental para conscientizar alunos e professores sobre a importância do uso racional da água. A partir de agora, escolas que apresentarem atividades relacionadas à sustentabilidade ambiental  vão ganhar o selo Guardiões da Água, dado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

 

O selo foi lançado nesta quarta-feira (22) na Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante, a primeira agraciada com a chancela. O projeto Adasa na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação e a Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb), entregou um certificado à instituição como incentivo à manutenção das atividades em prol da natureza. Além do selo, cerca de 400 alunos receberam pulseiras azuis de guardião da água.

 

Para a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, o ensino é fundamental para a formação de crianças mais engajadas na preservação do meio ambiente. “Elas são os cidadãos do amanhã precisam saber que o mau uso da água gera uma série de danos ao mundo todo”, observou. “Por isso, valorizamos muito esse trabalho de conscientização dos estudantes a fim de preservar o nosso planeta”.

 

A água é o maior ativo do mundo. E, como é um bem finito, temos que saber como utilizá-la para que não falte”, observou o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro. “Antigamente, eram os pais que ditavam as regras. Hoje, são as crianças que chegam em casa com informações e incentivam os pais a uma mudança de conduta. Queremos cada vez mais a cooperação dessa criançada”.

 

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou do lançamento do selo | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O Adasa na Escola é um programa que trabalha a conscientização de professores, estudantes e familiares quanto ao uso racional da água, a correta destinação de resíduos sólidos e a preservação do cerrado. Desde a sua criação, em 2010, o projeto realizou 620 visitas a instituições de ensino, alcançando mais de 300 mil alunos.

 

A gente diz que nossa equipe organiza uma aula-espetáculo. Tem contação de história, dança, música, exibição de vídeos…”, conta o coordenador do Adasa na Escola, Miguel Sartori. “Além disso, disponibilizamos material didático gratuito para os professores. Basta acessar o site do programa e fazer o download.”

 

As instituições que quiserem concorrer ao selo Guardiões da Água precisam ter recebido a visita do Adasa nas Escolas – é possível fazer o agendamento no site do programa. As escolas também deverão cumprir uma série de requisitos, como produzir vídeos que promovam o debate em torno da preservação dos recursos hídricos e implementar projetos de sustentabilidade.

 

Ação é do Adasa na Escola, programa que trabalha a conscientização de professores, estudantes e familiares quanto ao uso racional da água, a correta destinação de resíduos sólidos e a preservação do cerrado. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Diretora da Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante, Aline Protta conta que a preservação do meio ambiente é um dos pilares da instituição. “Nossa escola tem foco na educação física, nas artes e na sustentabilidade”, comenta. “Trabalhamos muito com os alunos questões como preservação dos recursos hídricos e uso racional da água. E notamos um engajamento forte das crianças nos assuntos relacionados ao meio ambiente”.

 

A estudante Ana Júlia Ferreira, 9 anos, mostra que aprendeu bem a lição – sabe de cor o que precisa fazer dentro de casa para garantir o uso racional da água. “Eu desligo a torneira enquanto escovo os dentes e não enrolo debaixo do chuveiro”, garante. “Temos que economizar água porque um dia ela pode acabar. E ninguém vive sem água. Como a gente faria para regar as plantações?”, questiona.

 

Dia Mundial da Água

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