Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/08/23 às 16h43 - Atualizado em 15/09/23 às 14h24

Segunda edição do projeto “Em um Piscar de Olhos” chega ao fim no Recanto das Emas

Mais de oito mil alunos receberam atendimento oftalmológico e 413 óculos foram distribuídos

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Sandra Maria da Silva e a filha, Maria Eduarda Silva, 10 anos: “eu precisava desembolsar um dinheiro que eu não tinha”. | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Durante a tarde dessa quinta-feira (24), aconteceu o encerramento do projeto “Em um Piscar de Olhos“, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 802 do Recanto das Emas. Uma iniciativa impactante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que entregou 413 óculos a crianças da rede pública do DF com problemas na visão. A ação teve como objetivo fornecer apoio visual às crianças em idade escolar e, durante a segunda edição do projeto, mais de oito mil estudantes, de 47 escolas do Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas receberam o atendimento oftalmológico, totalmente gratuito.

 

Desde o seu lançamento, o projeto “Em um Piscar de Olhos” se propôs a abordar um problema muitas vezes negligenciado: a dificuldade visual entre crianças em idade escolar. Em parceria com profissionais de saúde ocular e educadores, o projeto identificou crianças com necessidades visuais e forneceu óculos de grau de alta qualidade, garantindo que pudessem enxergar o mundo ao seu redor com clareza, com a oportunidade de experimentar uma melhoria significativa em sua qualidade de vida e desempenho acadêmico.

 

Uma das estudantes beneficiadas do CEF 802, Maria Eduarda Silva, 10 anos, compartilhou sua experiência. “Achei legal, pois eu já usava óculos, mas já estava na hora de trocar. Agora posso ver as palavras no quadro sem dificuldade. Antes, eu tinha que me esforçar muito para entender o que estava escrito. Agora é muito mais fácil aprender”, destacou.

 

A iniciativa trouxe alívio, também, para a mãe da aluna Maria. “Eu precisava desembolsar um dinheiro que eu não tinha, cerca de R$800 só para o óculos, fora a consulta. É uma ótima oportunidade, pois muitos pais não têm condições de arcar com o custo e ajudar o filho a enxergar melhor durante as aulas e também no dia a dia”, afirmou a dona de casa, Sandra Maria da Silva.

 

A iniciativa não apenas evidenciou a importância de abordar questões de saúde visual entre as crianças, mas também destacou a colaboração entre diferentes setores para promover o bem-estar e o avanço educacional.

 

A gerente de saúde da SEEDF, Larisse Vasconcelos também expressou sua gratidão em relação ao projeto: “Ver o impacto que os óculos tiveram em nossos alunos é verdadeiramente inspirador. O projeto ‘Um Piscar de Olhos’ trouxe não apenas clareza visual, mas também renovou a confiança e o entusiasmo pela aprendizagem”, disse.

 

Agora, a expectativa é expandir o atendimento para mais escolas e regiões que não tiveram a oportunidade de receberem o atendimento oftalmológico durante a primeira edição.

 

Em Um Piscar de Olhos

 

 

Governo do Distrito Federal