21/06/24 às 15h22 - Atualizado em 24/06/24 às 9h21

SEEDF realiza formação de profissionais da Educação Infantil

Ação está prevista no calendário escolar da SEEDF e acontece três vezes no ano

Redação, Ascom/SEEDF

Formação com profissionais da Educação Infantil acontece três vezes no ano, de acordo com o calendário escolar da SEEDF | Foto: Divulgação/SEEDF.

Previsto no calendário escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) 2024, o segundo dia de Formação da Educação Infantil aconteceu na última quarta-feira (19/6) para os profissionais que trabalham com a modalidade educacional na rede pública de ensino do Distrito Federal e atendem aproximadamente 73 mil bebês e crianças. Diversas ações, desde palestras temáticas às oficinas práticas sobre o universo do brincar foram realizadas e organizadas pelas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), por meio das Unidades de Educação Básica.

Realizada três vezes por ano, a formação tem como propósito ampliar conhecimentos e repertoriar os profissionais da Educação Infantil das unidades públicas e instituições educacionais parceiras acerca das especificidades inerentes a essa etapa da Educação Básica. Este ano, a formação já foi realizada em abril e agora em junho. A próxima está marcada para acontecer em outubro.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Desse modo, as atividades realizadas na formação visam subsidiar as ações dos profissionais que trabalham com a modalidade educacional, a fim de contribuir para que as crianças vivenciem seu direito à infância no cotidiano das escolas.

A diretora de Educação Infantil da SEEDF, Jaqueline Avelino, agradeceu o empenho e a participação das equipes na formação. “A equipe da Diretoria de Educação Infantil pôde acompanhar as ações do 2º dia de Formação nas 14 Coordenações Regionais de Ensino, e foi possível constatar a seriedade e riqueza das atividades proporcionadas aos profissionais da Educação Infantil.”