1/10/24 às 13h41 - Atualizado em 1/10/24 às 13h47

SEEDF participa de debate sobre inclusão em museus

O evento contou com a participação de professores da rede pública

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

O evento proporcionou um espaço para troca de experiências e debates sobre as melhores práticas para tornar os museus mais inclusivos | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Em busca de promover a inclusão e garantir o acesso de todos nos espaços culturais, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), participou na última semana de uma roda de conversa sobre “Museus, acessibilidade e inclusão” no SESI Lab. O evento, que contou com a participação de professores da rede pública, fez parte da 18ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Leia também

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Lúcia, abriu o evento destacando a importância de oferecer experiências inclusivas em museus, permitindo que todos se sintam parte e possam aprender e crescer. “É muito importante dar essa possibilidade da participação de todas as pessoas, seguindo esse conceito da equidade,” destacou.

A arquiteta Rafaela Alves Felício, do Ibram, apresentou o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus, o Acesse Museus, que visa implementar diretrizes e fomentar a criação de espaços mais acessíveis para pessoas com deficiência.

A educadora Lua Cavalcante, funcionária do SESI Lab, abordou os desafios enfrentados por profissionais com deficiência no setor cultural e a importância de sua representação em cargos de gestão. Lua destacou a importância do evento. “As pessoas estavam muito interessadas em conversar e entender as questões sobre o tema. Eu achei fundamental ter esse espaço de fala também, enquanto educadora, enquanto pessoa com deficiência, de poder também contribuir com as minhas percepções“, relatou.

A educadora Lua Cavalcante, funcionária do SESI Lab, abordou os desafios enfrentados por profissionais com deficiência no setor cultural | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Visita

Após proporcionar um espaço para troca de experiências e debates sobre as melhores práticas para tornar os museus mais inclusivos, os participantes puderam visitar a exposição de longa duração do SESI Lab ao final do encontro, o que permitiu observar na prática as ações de acessibilidade implementadas no espaço.

Eva Waisros Pereira, professora aposentada da SEEDF e da UnB, destacou que os museus, em geral, têm uma função educativa fundamental, que devem ser aliados permanentes da Secretaria de Educação no processo de educação informal das crianças, adolescentes e adultos. “Embora seja uma educação informal que aqui ocorra, ela tem uma autonomia e uma importância fundamental na consolidação do conhecimento”, disse.

Matita Icó, da equipe do Museu da Educação, ressaltou que a participação de servidores na SEEDF na roda de conversa demonstra o compromisso da Pasta em promover a inclusão e a acessibilidade em todos os âmbitos da educação. “A iniciativa reforça a importância de continuar trabalhando para garantir que todos tenham acesso aos bens culturais e possam participar ativamente da vida social,” destacou.