19/07/24 às 13h43 - Atualizado em 19/07/24 às 13h57

SEEDF institui sistema de avaliação das etapas da Educação básica

SipaeDF vai integrar o sistema de avaliação distrital aos indicadores nacionais

Redação, Ascom/SEEDF

Os estudantes receberão aplicações anuais de provas no 1º, 3º e 4º bimestres, além de questionários no primeiro e segundo semestres. | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou na quinta-feira (18), no Diário Oficial o decreto nº 46.032, que institui o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do DF (SipaeDF). O programa tem o objetivo de assegurar a qualidade da educação por meio da avaliação contínua dos processos de ensino e aprendizagem das unidades escolares e do sistema de ensino.

O Sipae integra o sistema de avaliação distrital aos indicadores nacionais e proporciona um marco regulatório claro para a implementação e gestão das avaliações educacionais. O grande diferencial da política é o protagonismo da autoavaliação institucional, que se torna obrigatória e fará com que as unidades escolares do DF produzam e discutam dados”, afirma a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) da SEEDF, Franciscleide de Abreu Ferreira.

As avaliações do programa ocorrerão periodicamente em todas as etapas da educação básica, proporcionando um diagnóstico detalhado da realidade educacional da Capital. Os estudantes receberão aplicações anuais de provas no primeiro, terceiro e quarto bimestres, além de questionários no primeiro e segundo semestres. A aplicação da avaliação está prevista para novembro de 2024.

Com essa iniciativa, a SEEDF amplia sua capacidade de produzir informações consistentes e periódicas sobre a qualidade da educação e o desempenho dos estudantes. “É de extrema importância para a educação, pois proporciona um diagnóstico contínuo e detalhado da qualidade da educação, identificando pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias”, destaca Franciscleide Ferreira.

Avaliação

O SipaeDF está em plena implantação e busca gerar um conjunto de indicadores de desempenho escolar e contexto institucional, coletados por organismos nacionais e internacionais, pela Secretaria de Educação do DF e pela própria unidade escolar, para regular e promover a qualidade educacional.

A política prevê diversos instrumentos de coleta de dados. Todas as escolas responderão questionários contextuais periodicamente. Já as provas se dividem em aplicações distintas: provas diagnósticas do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, provas de desempenho escolar no 2º, 5º, 7º, 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, além das provas de monitoramento da alfabetização.