25/08/24 às 11h15 - Atualizado em 25/08/24 às 16h23

SEEDF celebra Semana Distrital da Educação Infantil a partir desta segunda-feira (26)

Dia Distrital da Educação Infantil é comemorado neste domingo e semana será cheia de ações nas unidades de ensino

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

Semana Distrital da Educação Infantil terá diversas atividades promovidas nas escolas que ofertam a etapa educacional | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social complementando a ação da família e da comunidade. Neste domingo (25) é celebrado o Dia Distrital da Educação Infantil, estabelecido pela Lei Distrital nº 4.681, de 24 de novembro de 2011, que também institui a Semana Distrital da Educação Infantil. Prevista no Calendário Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a semana, celebrada entre 26 a 30 de agosto, terá diversas atividades promovidas nas unidades escolares.

A Semana Distrital da Educação Infantil, realizada pela SEEDF, por meio da Diretoria de Educação Infantil (Diinf) da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), tem por finalidade promover a reflexão acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos à educação, ao afeto, ao cuidado, à proteção e à brincadeira, através de ações educativas capazes de orientar o desenvolvimento integral dos alunos nas unidades escolares públicas, nas instituições educacionais parceiras e entre as famílias e a comunidade escolar como um todo.

A Educação Infantil atende crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade no período diurno, em jornada integral de 10 horas ou parcial de cinco horas. A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, explica a importância do momento. “Essa iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância dos primeiros anos de vida pelo desenvolvimento humano. Essa fase é fundamental para a formação de vínculos, a construção de habilidades e o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças“, destaca.

Plenarinha

Uma das ações promovidas pela SEEDF, por meio da Subeb, para celebrar a semana e as atividades realizadas ao longo do ano nas unidades escolares da rede pública de ensino é a etapa distrital da XII Plenarinha da Educação Infantil, que reúne representante das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE).

O evento será realizado na quarta-feira (28), na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), na 907 Sul, e acontecerá durante todo o dia. Estão previstas as seguintes atividades: acolhimento das crianças, fala das crianças, interações e brincadeiras, oficinas e lanches.

Realizada desde 2013, a Plenarinha é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do DF nas unidades escolares públicas e instituições educacionais parceiras que ofertam Educação Infantil, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das crianças na Primeira Infância, possibilitando-lhes o exercício de cidadania ativa e o conhecimento dos seus direitos e deveres. Busca promover a escuta atenta, sensível e intencional das crianças acerca de suas necessidades e interesses, tendo a criança como protagonista no processo educacional.

Outras ações

Além disso, durante a Semana Distrital da Educação Infantil, diversas atividades serão promovidas nas escolas, de maneira individual. A SEEDF apresentou as quatro eixos para orientar as atividades a serem promovidas pelas unidades escolares públicas e instituições educacionais parceiras na promoção:

Planejamento das interações e brincadeiras: todas as ações planejadas, tanto as diretas, nas quais as crianças participam efetivamente, quanto as indiretas, ações voltadas para as famílias, entre outras, devem ter como foco as crianças e o brincar.

Planejamento para as Coordenações Pedagógicas: as unidades escolares públicas e as instituições educacionais parceiras devem organizar oficinas pedagógicas, fóruns de experiências, seminários, palestras, entre outras estratégias, para atender às necessidades de formação dos professores e demais profissionais da educação.

Planejamento para e com as crianças: as crianças podem e devem participar do planejamento, verbalizando suas preferências e sobre a criação de situações brincantes, entre outras possibilidades.

Planejamento para e com as famílias: sugere-se que as unidades escolares públicas e as instituições educacionais parceiras promovam encontros e palestras com e para as famílias sobre a temática do brincar, elucidando sua importância para o desenvolvimento infantil.