Programa capacitou 237 mulheres em situação de vulnerabilidade social
Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF*
Em uma tarde especial na Eape, na 907 Sul, 237 mulheres celebraram uma importante conquista em suas vidas: a conclusão de cursos profissionalizantes pelo Programa Mulheres Mil. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), a Secretaria da Mulher, e o Ministério da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), têm transformado realidades em 10 Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Entre as formandas está Raimunda Lima da Araújo Gomes, de 46 anos, que concluiu o curso de Cuidadora de Idosos. “Foi muito bom, a primeira vez que eu estou fazendo, eu gostei, foi ótimo“, compartilha Raimunda, que já coloca em prática os conhecimentos, tendo recentemente cuidado de pacientes no hospital de Sobradinho.
Para Jalmira de Souza Oliveira, 44 anos, moradora de Santa Luzia na Estrutural, o programa abriu novos horizontes. Após concluir o curso de Camareira de Hotel, ela já planeja sua entrada no mercado de trabalho. “Fico muito feliz porque abriu as portas pra gente através desse curso“, celebra, demonstrando entusiasmo com as novas possibilidades profissionais.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente no evento e destacou a importância social do programa. “É um projeto a três mãos, porque ele envolve educação, saúde e MEC, por meio do Pronatec. Muitas vezes essas mulheres não conseguiram ir adiante nos seus estudos. É importante para que elas não fiquem refém, muitas vezes, de relacionamentos abusivos.”
Também presente no evento, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância das capacitações voltadas ao mercado de trabalho. “As nossas ações precisam estar em consonância com as necessidades das mulheres. Além de oferecer cursos que estejam alinhados com as ofertas abertas de empregos formais, para que todas as formandas tenham a oportunidade de ocuparem as vagas disponíveis”, detalhou.
Leia também
A formatura também contou com a presença da vice-governadora Celina Leão e do gerente de Projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC), Marcos Lael Oliveira Alexandre.
Para Celina Leão, a autonomia econômica da mulher é fundamental para que as mulheres possam sair do ambiente de vulnerabilidade. “Parabenizo a todas vocês que estão aqui hoje, porque eu entendo as dificuldades que passamos, e destaco a importância da nossa união, das oportunidades que surgem quando cada mulher decide ajudar outra mulher”, destacou.
Marcos Lael de Oliveira Alexandre ressaltou o alcance da iniciativa. “O Mulheres Mil é um dos nossos principais programas porque vai ao alcance das mulheres em situação de vulnerabilidade e, por meio da educação profissional, ela alcança protagonismo.”
O programa ofereceu cursos em diversas áreas, incluindo Assistente Administrativo, Recursos Humanos, Camareira, Copeira, Costureira Industrial, Cuidadora de Idosos, Maquiadora, Massagista, Porteira e Recepcionista. Para 2024/2025, já foram pactuadas 605 novas vagas, garantindo a continuidade do programa e a transformação através da educação profissional.
*Com informações da Secretaria da Mulher