28/05/24 às 15h03 - Atualizado em 28/05/24 às 15h06

Sede da SEEDF recebe ação educativa sobre o trânsito

Mini palestras, teatro, mímica e música fizeram parte da programação

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Detran faz ação de conscientização no trânsito para servidores da Secretaria de Educação do DF | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Na busca por promover uma mudança de cultura no trânsito, a Secretaria de Educação do Distrito Federal proporcionou, em parceria com o Detran-DF, uma ação de conscientização na entrada da sede para os servidores da Pasta. Com apresentações teatrais, mímicas e mini palestras, a iniciativa visa educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito.

Em uma das falas foram apresentadas as três principais causas de mortes no trânsito, que são excesso de velocidade, dirigir sob influência de álcool e drogas e desatenção e uso de celular. Em relação aos pedestres, a causa de maior número de acidentes é não olhar para os dois lados antes de atravessar, uso de bebidas alcoólicas e desatenção por uso de celular.

Com ações divertidas, o Detran-DF orientou sobre sinalizações e regras que devem ser seguidas por motoristas e pedestres para garantirem a segurança no trânsito.

Por meio de brincadeiras e atividades teatrais o tema foi abordado na entrada da sede da SEEDF | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

É essencial lembrar que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada por todos os usuários das vias. A adoção de medidas preventivas pode salvar vidas e contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

O objetivo primordial da campanha é justamente garantir uma redução dos acidentes de trânsito e das mortes consequentes. O Maio Amarelo foi estabelecido no Brasil, a partir de 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Em 2024, o lema da campanha é “Paz no trânsito começa por você”.