Evento realizado em Goiânia nos dias 8 e 9 contou com Hélvia Paranaguá, subsecretários, coordenadores de ensino e gestores da Pasta para discutir desafios e inovações no ensino
Tainá Morais, Secex/SEEDF
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, liderou a comitiva do DF no I Encontro da Região Centro-Oeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), realizado nos dias 8 e 9 de agosto em Goiânia. Acompanhada por todos os subsecretários da Pasta, 14 Coordenadores Regionais de Ensino e gestores das escolas públicas do DF, Hélvia participou das discussões, ressaltando a urgência de garantir uma educação de qualidade para as estudantes.
❝ As crianças não podem esperar mais por uma educação de qualidade. Essa demanda é mais do que urgente, e esse encontro de secretários é uma iniciativa que vai colaborar muito para que possamos pensar novos caminhos para objetivos em comum.❞ Hélvia Paranaguá, secretária de Educação |
Durante os dois dias de aprendizado, a gestora destacou a importância do evento para fortalecer as políticas educacionais e melhorar os resultados nas redes públicas de ensino do DF.“As crianças não podem esperar mais por uma educação de qualidade. Essa demanda é mais do que urgente, e esse encontro de secretários é uma iniciativa que vai colaborar muito para que possamos pensar novos caminhos para objetivos em comum”, afirmou Hélvia Paranaguá.
Além do Distrito Federal, o encontro realizado no K Hotel em Goiânia, reuniu mais de 200 técnicos, gestores escolares e secretários de Educação dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O objetivo principal foi promover um espaço de diálogo e colaboração entre os participantes, com foco na troca de experiências e no desenvolvimento de estratégias conjuntas em áreas fundamentais da educação, como Formação de Professores, Recomposição da Aprendizagem, Gestão Pedagógica, Tecnologias Educacionais, Gestão de Pessoas e Gestão Administrativo-Financeira.
Durante a abertura do evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância do Consed na construção de políticas públicas eficazes, ressaltando que a colaboração entre os Estados do Centro-Oeste é essencial para enfrentar desafios comuns e melhorar a educação na região.
Leia também
A programação do primeiro dia incluiu a palestra ‘Liderança Pedagógica’, ministrada pelo professor Renato Casagrande, que abordou temas como a saúde mental de alunos e professores, a gestão educacional e os impactos da inteligência artificial na educação. Casagrande enfatizou a importância de os educadores se adaptarem às novas tecnologias para evitar a exclusão dos alunos. “O professor precisa aprender com a IA. É uma obrigação moral, pois do contrário, ele estará excluindo seus alunos da evolução da sociedade e colaborando para a evasão escolar”, destacou. No segundo dia, uma plenária reuniu os participantes para compartilhar os principais insights e conclusões alcançados durante as discussões.
O I Encontro da Região Centro-Oeste do Consed, ao proporcionar um ambiente de diálogo e troca de experiências, marca um passo significativo na busca por soluções conjuntas que visam transformar a educação nos Estados participantes, além de garantir uma aprendizagem de qualidade e inclusiva para todos os estudantes.