6/06/24 às 18h47 - Atualizado em 7/06/24 às 11h08

Secretaria de Educação renova termo de cooperação do Programa Parque Educador

Ação marca cooperação entre órgãos do Governo do Distrito Federal para fomento da educação ambiental

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

A secretária de Educação Hélvia Paranaguá assinou o termo de cooperação técnica para renovação do Programa Parque Educador | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Foi assinado nesta quinta-feira (6/6) um termo de cooperação técnica entre as Secretarias de Educação e do Meio Ambiente do Distrito Federal e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para fomentar as ações do Programa Parque Educador. O evento, que marcou a renovação do Programa, teve diversas atividades lúdicas e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, dentre autoridades distritais e federais, estudantes da rede e profissionais das áreas de educação e meio ambiente.

O objetivo do acordo é fortalecer a Educação Ambiental no DF, ampliar o espaço educativo nas escolas públicas, em especial as unidades que ofertam ensino integral e, ainda, aumentar a integração dos parques com a comunidade. Para a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, a colaboração entre as Pastas demonstra um compromisso sólido com a construção de um futuro mais sustentável e responsável para o DF.

Cuidar das nossas crianças e do nosso meio ambiente é o melhor cuidado que podemos ter com o nosso futuro. As crianças vão até os parques e compreendem, pela vivência, tudo que é necessário para a preservação do nosso ecossistema, dando a elas um sentimento de pertencimento. A gente agradece imensamente essa parceria“, disse.

Até o primeiro semestre de 2024, o Programa Parque Educador já recebeu cerca de 15 mil estudantes. Um desses alunos é o Breno Lucas, 13, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Taguatinga, que adorou aprender na práticas algumas lições já vistas em sala de aula.

Tudo no Parque Educador foi muito legal, porque mostra para os alunos como se deve cuidar do meio ambiente, o que não devemos fazer, como jogar lixo fora do lugar adequado. Na escola, a gente aprende muito sobre o meio ambiente. Aprende que sem a natureza, nenhum ser humano pode viver e dela é que retiramos tudo que precisamos. Então, cuidar da natureza é cuidar do homem”, relembrou.

O evento

A assinatura do termo de cooperação do Programa é uma das ações do Governo do Distrito Federal (GDF) realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O evento contou com a presença da vice-governadora Celina Leão que enfatizou os recursos naturais do Cerrado e o trabalho dos servidores para o desenvolvimento do Parque Educador.

Essas crianças que têm a oportunidade de ter essa pauta ambiental, e vivenciar isso no dia a dia, crescem com uma cabeça diferente e podem nos ajudar mais do que só sendo agentes, mas sendo transformadores também do meio ambiente”, declarou Celina.

O presidente do Ibram, Rôney Nemer, destacou a importância dessa parceria e do fomento da educação ambiental. “É imprescindível que a educação ambiental comece pelas crianças, para que a gente forme futuros cidadãos conscientes. Então, esse compromisso pactuado entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação, com Instituto Brasília Ambiental é de extrema importância para que a gente possa estruturar e ampliar cada vez mais o Parque Educador, levando cada vez mais crianças aos nossos parques“, ressaltou.

Parceria

O evento, que marcou a renovação do Programa, teve diversas atividades lúdicas para os estudantes | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

O Programa Parque Educador propõe-se a desenvolver ações conjuntas e de atividades complementares de interesse comum, no contexto da educação ambiental, integral e patrimonial. O Programa atende a estudantes da rede pública de ensino do DF, comunidades escolares e as comunidades locais do entorno dos Parques Ecológicos/UCs.

Nessa parceria, o Brasília Ambiental disponibiliza os Parques com toda a sua infraestrutura adequada para a realização das atividades e o transporte, enquanto a Secretaria de Educação apoia com os professores e o lanche. Por outro lado, a Secretaria de Meio Ambiente entra em cena como uma fonte de expertise e recursos sobre questões ambientais. Através de programas de conscientização, workshops e material educativo, a Pasta fornece aos alunos e educadores conhecimento prático sobre os desafios enfrentados pelo meio ambiente e as possíveis soluções.

A sinergia entre essas duas áreas complementares promete gerar um impacto duradouro na formação dos futuros cidadãos. Ao integrar a educação ambiental de forma transversal no currículo escolar, os alunos não apenas adquirem conhecimentos sobre ecologia e conservação, mas também desenvolvem habilidades práticas para enfrentar os desafios ambientais em suas comunidades.