Selo premia órgãos do DF que desenvolvem boas práticas de qualidade de vida
Lívia Barros, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) ganhou o primeiro lugar do Selo QualiVida, na categoria das Secretarias do Governo do DF. A premiação aconteceu no II Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, nesta terça-feira (25/6), no auditório da Polícia Civil. O intuito da premiação, criada pela Secretaria de Economia, é premiar órgãos e entidades da administração pública do DF que desenvolveram boas práticas de qualidade de vida e valorização do servidor ativo e aposentado no ano passado.
Leia também
“O selo QualiVida é um reconhecimento de um trabalho árduo. A Secretaria de Educação é a primeira secretaria do GDF a instituir uma unidade em nível de diretoria que tem um olhar de qualidade de vida no trabalho. Então, é um reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015 e sendo aprimorado a cada ano. Para nós é um fôlego e um incentivo para continuarmos nesse trabalho cada vez mais”, afirmou Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas da SEEDF.
Ano passado, a SEEDF ficou com o segundo lugar do Selo QualiVida. Este ano, a Pasta garantiu o primeiro. Por meio da Diretoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (DQVT), a SEEDF planeja e implementa ações, projetos e programas direcionados à promoção de saúde e valorização do servidor.
“Nós temos o nosso programa de saúde mental que está sendo nosso case de sucesso. Primeiro porque o maior índice de afastamento dos servidores tem sido em relação a isso e temos visto que há uma necessidade de se sentirem realmente acolhidos e compreendidos. Sem falar do programa de orientação para aposentadoria. Esse também tem tido uma procura muito grande pela dificuldade que o servidor tem hoje de compreender esse processo de finalização do trabalho para o início da aposentadoria”, explicou Fernanda Patrícia Pereira, diretora de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (DQVT).
Este ano, a Administração Regional de Águas Claras, O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) e a Controladoria-Geral do DF também conquistaram o selo Ouro.
O programa foi criado em 2021, pela Secretaria de Economia, para atender e dar suporte aos servidores do GDF, seja fisicamente ou mentalmente, em meio à pandemia da covid-19. A iniciativa tem como principal objetivo orientar e sensibilizar os gestores sobre a importância de priorizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.