4/06/24 às 11h34 - Atualizado em 4/06/24 às 12h45

Secretária de Educação faz visita técnica em obras de escolas em Samambaia

Visitação percorreu quatro escolas da região, entre elas a Escola Classe 425 que passa por reconstrução

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, passou por quatro unidades escolares durante a visita | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, realizou nesta segunda-feira (03) uma visita técnica na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Samambaia para acompanhar o progresso das recentes obras que estão sendo realizadas nas escolas da região. A gestora passou por quatro unidades escolares, entre elas a Escola Classe (EC) 425, que passa por reconstrução, e pôde ver de perto o avanço da ampliação de escolas com a construção das salas modulares, além das reformas das cantinas e depósitos de alimentos nas unidades de ensino.

Estamos buscando soluções que garantam uma educação de qualidade para todos.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

Durante a visita, a secretária conversou com o coordenador regional de ensino de Samambaia, Celso Antonio Pereira, e destacou as melhorias implementadas nas escolas, especialmente a ampliação das novas salas modulares e as reformas das cantinas. “É fundamental para nós a realização e entrega quanto antes dessas ampliações, pois sabemos das necessidades da comunidade educacional de Samambaia. Estamos buscando soluções que garantam uma educação de qualidade para todos”, destacou a secretária.

As unidades escolares selecionadas para inspeção foram a EC 425, uma das obras de reconstrução mais aguardadas pela população; o Centro de Atenção Integral à Infância e ao Adolescente (CAIC) Helena Reis; CAIC Airton Senna e a EC 614.

Atualmente, a região de Samambaia tem 71 escolas, sendo 43 delas unidades com oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Novo Ensino Médio (NEM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 28 instituições parceiras. O investimento em infraestrutura escolar tem sido uma prioridade da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), que busca proporcionar espaços modernos para o ensino e aprendizagem dos estudantes.

Uma das escolas visitadas foi o Centro de Atenção Integral à Infância e ao Adolescente (CAIC) Helena Reis | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Na região, pelo menos três escolas passarão por reconstruções. São elas: a EC 425, com previsão de entrega para o final de agosto deste ano; a EC 415, já com obras em andamento; e a EC 410, que ainda aguarda o início das obras. A região também vai ganhar um novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) na quadra 217 e a ampliação de novas salas modulares no CEF 120, EC 512, EC 614 e EC 318.

Esta obra na Escola Classe 425 de Samambaia é um marco para a comunidade. Seguimos a todo vapor para entregar quanto antes a escola prontinha para os estudantes”, disse Hélvia. “Estamos comprometidos em fornecer uma educação de qualidade e esta nova escola é um passo significativo nessa direção, beneficiando todas as famílias”, complementou.

O coordenador regional de Samambaia, Celso Antonio Pereira, agradeceu a presença da secretária na comunidade e falou sobre os desafios com a entrega das novas unidades. “É um prazer receber a secretária e mostrar nossas demandas, mas também o que nós já conseguimos fazer pela comunidade da região. Já reformamos seis depósitos e cozinhas, já reformamos e ampliamos dez novas salas de aula. A população está crescendo e nós precisamos receber nossos alunos da melhor forma possível”, explicou Antonio.