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25/08/24 às 16h21 - Atualizado em 25/08/24 às 16h21

Secretaria de Educação do DF realiza primeira aula do Enem Inclusivo e Especial 2024

Até a véspera do certame, alunos da rede pública com deficiência vão participar de aulas preparatórias aos sábados

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

A aula inaugural, realizada no Cesas, contou com palestras e orientações específicas sobre o exame | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), deu o pontapé, neste sábado (24), no projeto Enem Inclusivo e Especial 2024. A iniciativa visa atender e preparar a todos os estudantes com deficiência da rede pública de ensino da 3ª série do ensino médio que tenham realizado inscrição para o certame do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

A aula inaugural, realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), contou com duas palestras principais: a primeira apresentou o novo sistema de acessibilidade para o exame, e a segunda foi motivacional, com o objetivo de inspirar os participantes na preparação para a prova.

 

Uma das grandes novidades foi a apresentação da ferramenta tecnológica para garantia da interatividade entre os estudantes e professores. O curso contará com uma plataforma que oferece um grupo interativo para o Enem Inclusivo e Especial onde os alunos terão acesso a um fórum para resolução de dúvidas, além de exercícios gamificados, simulados e comparações de resultados.

 

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Barros, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é que esses estudantes se sintam preparados e confiantes para enfrentar o Enem. A inclusão vai além do acesso, envolve também o sucesso e a permanência desses jovens nos ambientes educacionais e, futuramente, no mercado de trabalho”, destacou.

 

Além das palestras, o evento contou com a participação especial de um ex-aluno recém-formado, que integrou a primeira turma do projeto em 2019. Luis Felipe Sales, 22 anos, compartilhou sua experiência e tirou dúvidas dos estudantes, oferecendo dicas valiosas para enfrentar o exame com confiança. “Eu fui aluno da primeira turma do Enem Inclusivo e Especial. Lembro que o processo não foi fácil, mas sejam persistentes, compareçam as aulas que tenho certeza que vocês conseguem também“, relembrou Luis.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente no evento e parabenizou a Subin e todos os envolvidos pela iniciativa. “Quero saudar todos os professores, monitores e educadores sociais voluntários que se dedicam a planejar e executar políticas públicas para nossas crianças. Quando unimos nossas forças, nada é limitante, tudo é possível“, disse.

 

Preparação

 

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Barros, falou sobre a importância da iniciativa | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Durante o curso, os estudantes participarão de atividades que simulam o ambiente e o formato do exame oficial, permitindo que se familiarizem com as condições do dia da prova. Eles também poderão reforçar seus conhecimentos em áreas-chave, como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Além disso, o evento de abertura ofereceu palestras e orientações específicas sobre o exame, abordando temas como técnicas de estudo e gerenciamento de tempo.

 

Vander Peixoto, pai de um dos estudantes participantes, expressou sua satisfação com o projeto durante o evento de abertura. “A surpresa que estou tendo aqui é totalmente positiva. A começar pelo acolhimento, pessoas dispostas a acolher. Recebendo super bem nossos filhos, demonstrando um trabalho sério, dedicação, nos transmitindo segurança. Estou muito grato a quem produziu essa ideia. Peço que continuem e divulguem mais, porque é uma oportunidade que poderá ser aproveitada por todos”, agradeceu.

 

Vera Barros reforçou a importância de ações como essa para a construção de uma educação inclusiva. “A inclusão é um direito, não uma concessão. Queremos que todos os nossos alunos tenham as mesmas chances, independentemente de suas limitações. Este Enem Inclusivo e Especial é mais um passo na construção de uma educação inclusiva“, completou.

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