Hélvia Paranaguá vai presidir o Conselho Fiscal da instituição
Da Redação, Ascom/SEEDF
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, foi eleita presidente do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na I Reunião Extraordinária do ano da instituição, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), em Brasília. Além de abrir os trabalhos de 2023, a reunião também foi marcada pela eleição da nova diretoria.
O secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo foi reeleito para um mandato de dois anos para o biênio 2023-2024 como presidente do Consed. Hélvia Paranaguá destaca a importância do Conselho. “O Consed é importante para o contexto nacional porque é um Conselho que agrega todos os Estados para as tratativas com o MEC, que é o órgão máximo das políticas públicas nacionais. O Consed fortalece a educação nos Estados e a luta por melhorias tanto nas áreas de políticas públicas, quanto para avanços salariais de planos de carreira“, afirma.
A secretária de Educação do DF também comenta sobre a eleição do Consed. “Ela acontece a cada dois anos e é permitida uma reeleição, mas eu entendo que o ideal é que não tivesse essa recondução para fortalecer as regiões para que mais Estados pudessem concorrer ao cargo e para uma maior representatividade“, afirma.
A I Reunião Extraordinária também teve a apresentação da Lei do Piso Salarial e a apresentação da proposta de ações do Ministério da Educação.