Portaria publicada logo na primeira semana de 2024 permite um melhor planejamento das unidades escolares
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
Pela primeira vez, em cinco anos, a Secretaria de Educação do Distrito publicou em janeiro a portaria que estabelece o valor para despesas de custeio no âmbito do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do primeiro semestre do ano. Logo na primeira semana do ano, a Portaria nº 02/2024, publicada na edição do Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (4), descentralizou R$ 37.395.773,96 para uso das unidades escolares da rede pública do DF.
Com isso, as gestores já podem solicitar os respectivos valores para realizar melhorias nas escolas, como pequenos reparos e compra de materiais. “É a primeira vez nos últimos anos que o Pdaf é descentralizado e liberado em janeiro. Isso possibilita um melhor planejamento por parte dos gestores das unidades, que, a partir de agora, já podem requisitar os valores antes do início do ano letivo para realizar melhorias nas escolas”, comemora a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
O Pdaf orienta-se pela observação e pela aplicação do princípio da autonomia na gestão escolar, considerando a perspectiva da gestão democrática. Com a descentralização do recurso, os gestores ganham flexibilidade na tomada de decisões e cada escola pode utilizar os recursos de acordo com suas necessidades, de acordo com as normas da portaria.