25/04/23 às 18h55 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Recanto das Emas faz abertura oficial da etapa regional dos Jogos Escolares

Evento ocorreu no CEM 111, com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância do esporte na vida dos alunos | Foto: Divulgação

Tudo pronto para a etapa regional dos Jogos Escolares 2023 no Recanto das Emas. Nesta quinta-feira (25), estudantes das unidades escolares públicas da cidade participaram da cerimônia de abertura das modalidades de esportes coletivos: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. A solenidade ocorreu no Centro de Ensino Médio (CEM) 111, com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, e da Coordenadora Regional de Ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres.

Em seu discurso, a secretária Hélvia falou sobre a seus primeiros passos na vida esportiva como atleta de handebol e destacou a importância do esporte na vida dos alunos. “O esporte é importante para socialização do estudante e para saúde física e mental. Eu tenho excelentes memórias desta época e de como o esporte foi importante para mim na época”, relembrou.

Os Jogos Escolares do DF começam com a etapa regional, quando os atletas das escolas de cada uma das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE) disputam entre si. Depois acontece a etapa distrital, quando os primeiros colocados em cada categoria e modalidade avançam nas competições. Os vencedores da etapa distrital disputam a etapa nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para a categoria de 15 a 17 anos, as competições nacionais ocorrem em setembro, em Ribeirão Preto (SP).

Pelo menos 15 escolas do Recanto das Emas vão participar dos Jogos Escolares: os Centros de Ensino Fundamental (CEF), Educacional (CED) e Médio (CEM), além do Instituto Federal Brasília (IFB). As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos vão até 2 junho. Já a fase distrital, modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, serão realizadas entre 7 de agosto e início de setembro. E a categoria de 12 a 14 anos, também da etapa distrital, será realizada de maio a setembro.

A ex-aluna e atleta Vida Aurora, 22 anos, foi a encarregada a levar a tocha para aceder a Pira Olímpica dos Jogos Escolares | Foto: Divulgação

A abertura oficial da etapa regional dos Jogos Escolares no Recanto das Emas foi marcada pela presença de atletas especiais, como a ex-aluna Vida Aurora, 22 anos, que foi a grande homenageada na solenidade e encarregada a levar a tocha para aceder a Pira Olímpica dos jogos. A atleta, que já conquistou títulos nacionais e mundiais no atletismo, foi aluna do CEI 304, CEF 106 e CED 104, todos no Recanto das Emas.

Confira a lista das escolas participantes da Etapa região Recanto das Emas.

CEF 101

CEF 103