Currículos das escolas-piloto do Novo Ensino Médio recebem contribuições para adaptar currículo à realidade local
Da Redação, Ascom/SEEDF
As inscrições para o evento de lançamento da 1ª Consulta Pública do Currículo em Movimento das Escolas-Piloto do Novo Ensino Médio foram prorrogadas e poderão ser feitas até o início do evento. A inscrição dá direito à participação na abertura, que será nesta quarta-feira, 30 de outubro, e à apresentação das contribuições, que ocorrerá em 4 de dezembro.
A inscrição é única para os dois eventos e pode ser feita clicando no link abaixo:
Podem participar professores, diretores, estudantes, pais e demais profissionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), além de representantes de instituições e outras pessoas interessadas no tema. As vagas são limitadas por segmento. Na ocasião, a SEEDF irá apresentar a proposta do novo modelo de Ensino Médio e realizará a abertura da primeira etapa da consulta pública para o Currículo em Movimento das Escolas-piloto do Novo Ensino Médio.
Além destes eventos, será realizado um Fórum de Discussão com as cinco escolas-piloto selecionadas, em dois encontros.
As inscrições, exclusivas para as comunidades escolares destas unidades, podem ser feitas clicando no link abaixo:
A implementação do Novo Ensino Médio ocorrerá no ano que vem em cinco escolas-piloto e em 2022 será estendida para toda a rede pública do Distrito Federal. Já está definido que o novo modelo de Ensino Médio, instituído por legislação federal, trará uma série de inovações, incluindo o currículo, que deverá passar por adaptações.
O Novo Ensino Médio está previsto na Lei Federal nº 13.415/2017. Outros normativos estratégicos relacionados às mudanças são as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos e as Notas Técnicas nº 2 e 3 do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF).
Uma das principais mudanças do Novo Ensino Médio é o estímulo à participação estudantil e a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, possibilitando que o estudante tenha melhores condições de fazer interligações entre os saberes.
A carga horária, que hoje é de 3.000 mil horas, será dividida em dois blocos indissociáveis, a Formação Geral Básica (FGB), com 1.800 horas e os Itinerários Formativos (IF) com 1.200 horas.
Haverá a oferta de itinerários formativos, de acordo com a disponibilidade da rede de ensino e a realidade de cada escola e comunidade. Quatro deles estão relacionados às áreas do conhecimento e servirão para que o estudante aprofunde aspectos dos temas pelos quais mais se interessar. O quinto itinerário será o da Educação Profissional.
Para saber mais, clique e acesse o site sobre o Novo Ensino Médio
______
Serviço:
Evento:
Lançamento da 1ª etapa da Consulta Pública do Currículo em Movimento das Escolas-Piloto do Novo Ensino Médio
Vagas:
– 250 para professores e demais profissionais da SEEDF
– 100 para estudantes da rede pública de ensino do GDF
– 80 para representantes de instituições interessadas
– 70 de livre participação
Fim do prazo de inscrições:
30/10/2019
Data/hora do evento:
30 de outubro e 4 de dezembro de 2019, das 14 às 18h
Local:
Auditório do Iesb, SGAS Quadra 613/614, Asa Sul.
______
Serviço2:
Evento:
Fórum de Discussão para as Escolas-Piloto
Participação:
Exclusivo para as comunidades escolares destas unidades
Data/hora: 6 e 11 de novembro, das 8h às 12h, nas escolas