Nova data limite para envio das contribuições é 24 de janeiro. Provas serão em novembro de 2021
Da Redação, Ascom/SEEDF
O período de validação das Matrizes de Referência do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAEDF) foi prorrogado até 24 de janeiro. As provas que irão aferir o desempenho dos estudantes da educação básica das redes pública e privada do Distrito Federal estão previstas para novembro de 2021. A consulta pública iniciou em 7 de dezembro de 2020.
Podem opinar gestores, professores e estudantes das redes pública e privada, acadêmicos, pesquisadores e quaisquer outras pessoas que tenham interesse em contribuir.
São dois documentos em consulta: a Matriz para Avaliação de Desempenho e a Matriz para Avaliação do Contexto Escolar. Além disto, está aberto o credenciamento para profissionais da educação interessados em atuar como elaboradores de itens para a Prova DF.
A Matriz para Avaliação de Desempenho tem como objetivo direcionar a construção da Prova DF – instrumento que avalia os estudantes em Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, totalizando 11 cadernos de provas. Entre outros aspectos, o documento apresenta as habilidades a serem avaliadas e os temas transversais a serem desenvolvidos no processo de elaboração dos itens. O documento foi construído com a colaboração de professores e de integrantes do meio acadêmico.
O foco da Matriz para Avaliação do Contexto Escolar é mapear os aspectos que influenciam a educação oferecida no Distrito Federal. Estas avaliações consistem na aplicação de questionários para gestores, professores e estudantes. As questões foram elaboradas principalmente com base nas avaliações.
A validação por elaboração de itens tem como objetivo verificar se as habilidades contidas na matriz de referência de avaliação de desempenho podem ser mensuradas por meio de itens e posteriormente compor a Prova DF.
Os profissionais da educação interessados em atuar como voluntários na elaboração destes itens podem se cadastrar até 24 de janeiro. É preciso ter experiência como elaborador ou ter formação na área de avaliação em larga escala.
Participe pelos links abaixo:
➥ Acesse aqui a Matriz para Avaliação de Desempenho |
|
➥ Acesse aqui a Matriz para Avaliação do Contexto Escolar | |
➥ Inscrição para elaboração |
|