15/05/24 às 13h43 - Atualizado em 15/05/24 às 13h48

Projeto Propósito promove sentido e segurança em escola

Iniciativa visa mitigar a violência escolar e fomentar um ambiente inclusivo

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

O projeto “Propósito” oferece uma variedade de atividades e recursos, incluindo palestras de autoconhecimento e motivacionais, espaços para diálogos e oportunidades de engajamento comunitário. Jotta Castro, Ascom/SEEDF

Com o objetivo de promover um ambiente escolar seguro e inspirador, foi lançado na última quarta-feira (15), no auditório da Administração do Guará, o projeto “Propósito“. Uma iniciativa da Coordenação Regional de Ensino do Guará voltada para promover um ambiente escolar seguro e inspirador. O projeto visa inicialmente os alunos do Centro de Ensino Fundamental 04 (CEF 04) e tem como meta futura sua expansão por toda a rede educacional.

A crescente preocupação em estimular o potencial dos alunos impulsiona esta iniciativa que busca cultivar um senso de propósito de vida entre os jovens, com o objetivo de reduzir incidentes violentos e promover uma cultura de respeito e compreensão. O projeto oferece uma variedade de atividades e recursos, incluindo palestras de autoconhecimento e motivacionais, espaços para diálogos e oportunidades de engajamento comunitário. Os participantes serão incentivados a desenvolver projetos pessoais que reflitam seus propósitos individuais e contribuam para o bem-estar da comunidade escolar.

Paulo Cesar Ribeiro, um dos organizadores do projeto e professor aposentado pela rede, enfatiza a importância de ter um propósito de vida para o bem-estar emocional e mental dos jovens. “Quando os estudantes têm um objetivo claro e significativo, eles são menos propensos a se envolver em comportamentos destrutivos e mais propensos a se dedicarem ao crescimento pessoal e ao sucesso acadêmico. Quero impactá-los contando minha jornada de vida que foi de superação e transformação“, destaca.

Em muitas partes do mundo, escolas enfrentam desafios relacionados à violência entre os alunos, desde bullying até confrontos mais sérios. A iniciativa emerge como uma resposta inovadora a esse panorama, além de oferecer ferramentas e orientações para que os estudantes descubram e cultivem um propósito significativo em suas vidas. Ana Telles, estudante de 15 anos do CEF 04 do Guará, expressou também seu entusiasmo em participar dos eventos do projeto após se identificar com a história do professor Paulo. “Eu me identifiquei muito e quero participar sempre desses eventos. Gostei muito“.

Estudante Ana Telles, 15 anos, do Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará. Jotta Castro, Ascom/SEEDF

Karine Rodrigues, coordenadora regional do Guará, demonstra otimismo em relação ao impacto positivo que o projeto terá nos alunos. Com o apoio contínuo da comunidade educacional e de parceiros externos, os organizadores planejam avaliar regularmente o progresso e a eficácia do projeto, com vistas à sua expansão para mais alunos e escolas no futuro.

Estamos entusiasmados com o lançamento deste projeto piloto e confiantes no impacto positivo que ele trará aos nossos alunos“, afirma Rodrigues. “Ao capacitá-los a descobrir e perseguir seus propósitos de vida, estamos investindo não apenas em seu futuro, mas também na construção de um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e compassivo.”

À medida que o projeto “Propósito” entra em ação, renova-se a esperança de que os jovens envolvidos possam encontrar uma direção significativa em suas vidas, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e seguro para todos.