Vencedores serão parlamentares por uma semana no Congresso Nacional
Redação, Ascom/SEEDF
Inscrições vão até 18/3/2022
Chegou a hora estudante do Distrito Federal de mostrar seu talento em redação e ainda fazer parte de um importante papel democrático para a cidadania brasileira: a apresentação de um projeto de lei. As inscrições para o projeto Jovem Senador já estão abertas e vão até 18/3/2022. Para se inscrever, é preciso cursar o ensino médio e participar de um concurso de redação, enviando um texto com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.
O projeto é uma iniciativa do Senado Federal e tem o objetivo de levar o estudante para mais perto do Poder Legislativo. No total, serão 27 Jovens Senadores dos 26 estados e do Distrito Federal.
Como participar
Leia também
Premiação
Como prêmio, os vencedores e seus professores orientadores irão participar da Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá entre os dias 27/6 e 1/7/2022. Durante a experiência, os jovens senadores elaboram proposições legislativas que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
Iniciativa
Esta é a 10ª edição do Jovem Senador, um programa que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores. Desde o início do projeto, já foram apresentadas 54 proposições, sendo 40 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e 2 como Proposta de Emenda à Constituição.
Calendário Jovem Senador 2022
• Entrega das redações na escola: até 18/3
• Seleção dos finalistas estaduais: até 18/4
• Anúncio dos 27 Jovens Senadores selecionados: 6/5
• Anúncio pelo Senado do vencedor do Concurso de Redação: 11/5
• Semana de Vivência Legislativa: 27/6 a 1º/7