Professores e estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública podem se inscrever até 28 de abril
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
O projeto EnCena está com inscrições abertas até o dia 28 de abril, e oferece uma oportunidade para escolas, estudantes e professores participarem de atividades pedagógicas inovadoras e significativas. Este ano, o tema trabalhado será a conscientização tributária nas escolas, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da fiscalização tributária no Brasil. O projeto oferece uma abordagem educacional abrangente e prática para alunos de diferentes níveis escolares.
Leia também
A iniciativa proporciona ainda uma experiência de aprendizado, onde os participantes têm a oportunidade de se engajar em atividades práticas relacionadas ao tema tributário. Através de um processo de dois meses, os coordenadores dos grupos recebem treinamento e materiais educacionais, incluindo aulas ministradas por profissionais das áreas tributária e pedagógica.
Michelle Fabianne Carvalho Tenório, professora de matemática e da trilha de matemática financeira do 2° ano do ensino médio, participou da última edição do projeto e compartilhou sua experiência. “A iniciativa serviu como um catalisador para unir alunos e promover o engajamento comunitário. Minha expectativa para este ano de 2024 é ainda melhor e acredito que os alunos farão um bom proveito da experiência”, afirma. A docente já realizou a inscrição do Centro de Ensino Médio 310 de Santa Maria, onde leciona atualmente.
As escolas interessadas em participar podem se inscrever aqui.
A responsabilidade pela execução do projeto é do Grupo de Educação Fiscal (GEF-DF), composto por membros das Secretarias de Economia e de Educação do DF, da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e da Receita Federal do Brasil (RFB), com o apoio da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social.
“Com um enfoque voltado para o estímulo à cidadania fiscal, ao protagonismo estudantil e ao desenvolvimento artístico, o Projeto Educação Fiscal EnCena representa um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e participativa”, avalia o professor Diego Wannucci, membro do Grupo de Educação Fiscal do DF.
O projeto EnCena é estruturado em três fases distintas. Na primeira fase, os professores recebem treinamento e materiais educacionais através da plataforma Moodle, cobrindo uma variedade de tópicos relacionados à fiscalização tributária. Na segunda, os alunos participam ativamente de atividades práticas, incluindo jogos educacionais, produção de curta metragem e até mesmo a criação de projetos de lei relacionados à temática tributária.
Por fim, na terceira fase, os participantes têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos e projetos perante a comunidade escolar, permitindo uma reflexão coletiva sobre os temas abordados e uma avaliação do impacto do projeto.