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23/08/24 às 17h23 - Atualizado em 23/08/24 às 17h32

Programa leva educação financeira para alunos de escola pública do Varjão

O projeto Vamos Jogar e Aprender levou atividades lúdicas sobre finanças para o CEF 01 nesta sexta (23)

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

O projeto já impactou mais de um milhão e meio de alunos em 439 municípios e planeja expandir a iniciativa para outras escolas do DF em 2025 | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Educação financeira de um jeito prático e divertido. É isso que propõe o projeto Vamos Jogar e Aprender, que aconteceu nesta sexta-feira (23), no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Varjão, por meio de uma parceria da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com o Instituto Brasil Solidário (IBS) e o Rally dos Sertões.

 

O programa faz parte de uma ação social voluntária com a proposta de jogos educativos e atividades lúdicas sobre educação financeira nos anos iniciais e finais do fundamental de todo o Brasil. O projeto já impactou mais de um milhão e meio de alunos em 439 municípios.

 

O CEF 01 do Varjão, que também aderiu ao Programa Aprender Valor do Banco Central, foi escolhido para receber a ação proposta pelo IBS. A gerente de Atenção aos Anos Finais da Diretoria de Ensino Fundamental da SEEDF, Beatriz Gontijo, explicou a escolha. “O CEF 01 do Varjão se destacou pelo seu engajamento na aplicação dos projetos escolares, e por isso foi escolhido para participar do projeto piloto com os jogos de educação financeira fornecidos pelo Instituto Brasil Solidário”, revelou.

 

A diretora Luana Teixeira agradeceu a escolha pela escola e compartilhou a importância das iniciativas na aprendizagem dos estudantes. “A escolha da nossa escola para idealizar este projeto é motivo de grande satisfação para nós. Temos trabalhado há anos com o projeto Aprender Valor, que integra a educação financeira ao nosso currículo, e receber esse novo projeto é uma excelente oportunidade para expandirmos ainda mais esse trabalho de educação financeira”, explica a diretora Luana.

 

A SEEDF planeja expandir a iniciativa para outras escolas do DF a partir de 2025. “Este é um passo importante para que, após a formalização da parceria, possamos oferecer esses recursos para todas as unidades escolares de ensino fundamental, permitindo que mais alunos se beneficiem dessa iniciativa inovadora”, completou.

Programação

 

Durante todo o dia, foram realizadas oficinas práticas de empreendedorismo, rodada dos jogos com alunos, educadores e voluntários, produção de cofrinhos sustentáveis e uma atividade com tabuleiro gigante do “Piquenique” montado na quadra da escola para os alunos se divertirem interagindo e caminhando pelo tabuleiro.

 

A ação reservou ainda um piquenique com produtos da tabela do jogo, realizado durante o intervalo, reforçando temas como sustentabilidade, gentileza e alimentação saudável. Cerca de 600 alunos e mais de 40 educadores participaram das atividades.

 

O estudante Adriano Silva Oliveira, de 10 anos, disse que o jogo o ajudou a entender melhor como guardar dinheiro | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

O estudante do 5º ano, Adriano Silva Oliveira, de 10 anos, participou da experiência do jogo de tabuleiro do piquenique e falou sobre a importância de poupar para conseguir comprar pequenas coisas do dia. “Aprendi a poupar dinheiro para comprar coisas que eu gosto, como salgadinhos e brinquedos. O jogo foi muito divertido e me ajudou a entender melhor como guardar dinheiro”, destacou o aluno.

 

Luiz Salvatore, presidente do IBS, explicou sobre a metodologia aplicada por meio dos jogos. “A metodologia com jogos é extremamente importante porque, além da questão lúdica, ela traz a vivência. Através de jogos, simulamos como os jovens lidam com a percepção emocional do ganhar e do perder, e ensinamos conceitos financeiros como a poupança“, disse.

 

Aprender Valor

 

Outra parceria da Secretaria de Educação do Distrito Federal que leva educação financeira para os estudantes da rede pública de ensino é firmada com o Banco Central. A parceria entre os órgãos para implementar o Programa Aprender Valor teve início no DF em 2020 e já conta com a participação/adesão de 198 unidades escolares.

 

O programa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências de educação financeira e do consumo consciente de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública de ensino.

 

A gerente Beatriz Gontijo destacou a importância da parceria com o Banco Central. “Desde 2020, a Secretaria de Educação mantém uma parceria valiosa com o Banco Central através do Programa Aprender Valor, que tem proporcionado uma excelente oportunidade para integrar a educação financeira nas escolas. A cada ano, renovamos e ampliamos nossa adesão, e estamos particularmente animados com a recente renovação da plataforma”, pontuou.

 

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