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12/06/20 às 15h05 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Professores têm participação expressiva em cursos e lives sobre ensino mediado

O número de visualizações no canal da Eape no YouTube foi muitas e muitas vezes maior do que o total de professores que vão retomar o ano letivo, no próximo dia 29

 

João Alberto Ferreira, Ascom/SEEDF

 

|Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Os professores da rede pública disseram presente ao ensino mediado por tecnologia. Nesta semana de acolhimento e formação para a retomada do ano letivo 2020, no próximo dia 29 de junho, o número de inscritos nos cursos e visualizações nas lives da Eape visando à formação nesta nova modalidade de ensinar demonstraram seu engajamento. A maioria deles vai dar aulas mediadas pela primeira vez, proporcionadas pelo Escola em Casa DF, programa feito pela Secretaria de Educação para enfrentar o período de isolamento e suspensão das aulas presenciais.

 

“Os professores têm compromisso com os estudantes e suas famílias, desejam que eles concluam o ano letivo e sabem que o ensino mediado é a alternativa para atravessarmos este período obrigatório de isolamento”, afirma o subsecretário da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), André Bento. A Eape é, por excelência, o canal de formação e melhoria do ensino público no Distrito Federal.

 

Os números de inscrições são expressivos. Na avaliação destes números, deve-se considerar que a rede pública tem mais 30 mil professores efetivos e temporários, que muitos deles já tinham habilitação nos conteúdos ofertados e que muitos outros se inscreveram em mais de um curso: 23.944 se inscreveram para aprender a usar a plataforma Moodle; 25.372, a Gsuit; e 29.557 para desenvolverem novos materiais para utilizar no processo de ensino-aprendizagem. A maioria se inscreveu em mais de um curso.

 

O número de visualizações nas várias lives é bem maior que o de professores efetivos e temporários somados. Nas primeiras 24 horas, a primeira das duas lives do curso de produção de material didático, o mais concorrido, teve mais de 72 mil visualizações e desde então as consultas ao conteúdo continuam crescendo no YouTube.

 

“Os números de um modo geral provam que o engajamento será o combustível para que a escola chegue até cada um dos estudantes”, afirma André.

 

O professor acredita que, muito embora as aulas presenciais sejam insubstituíveis, as aulas mediadas vieram para ficar e não será mais possível abrir mão da tecnologia como aliada definitiva e permanente do processo de ensino-aprendizagem e em nenhuma outra área da vida. Ele julga necessário que se chegue a uma boa combinação, que some o melhor de cada modalidade, entre essas duas formas de ensinar.

 

André conclui:

 

“É muito difícil tirarmos algo que se salve desta pandemia, mas percebemos as possibilidades que ela abriu para que a vida não seja paralisada, muito embora e apesar dos problemas que temos e teremos sempre. A tecnologia ganhou uma importância vital nas nossas vidas”.

 

Acompanhe as visualizações no canal da Eape no YouTube até 10/6:

 

Ações de formação Data de transmissão Visualizações
Produção de material didático: Prática Sociais, Proposta Metodológica e Design 1º encontro –  8/6 114.331
2º encontro –  9/6 46.837
Gsuite – Ferramentas do Google para a Educação  10/6 10.403
Moodle online  10/6 13.186
Como a escola pode ajudar na proteção contra a violência sexual?  4/6 2.330
O Moodle e a secretaria da escola  5/6 15.304
O Papel das Emoções nas Relações de Trabalho  9/6 5.587

 

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