O número de visualizações no canal da Eape no YouTube foi muitas e muitas vezes maior do que o total de professores que vão retomar o ano letivo, no próximo dia 29
João Alberto Ferreira, Ascom/SEEDF
Os professores da rede pública disseram presente ao ensino mediado por tecnologia. Nesta semana de acolhimento e formação para a retomada do ano letivo 2020, no próximo dia 29 de junho, o número de inscritos nos cursos e visualizações nas lives da Eape visando à formação nesta nova modalidade de ensinar demonstraram seu engajamento. A maioria deles vai dar aulas mediadas pela primeira vez, proporcionadas pelo Escola em Casa DF, programa feito pela Secretaria de Educação para enfrentar o período de isolamento e suspensão das aulas presenciais.
“Os professores têm compromisso com os estudantes e suas famílias, desejam que eles concluam o ano letivo e sabem que o ensino mediado é a alternativa para atravessarmos este período obrigatório de isolamento”, afirma o subsecretário da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), André Bento. A Eape é, por excelência, o canal de formação e melhoria do ensino público no Distrito Federal.
Os números de inscrições são expressivos. Na avaliação destes números, deve-se considerar que a rede pública tem mais 30 mil professores efetivos e temporários, que muitos deles já tinham habilitação nos conteúdos ofertados e que muitos outros se inscreveram em mais de um curso: 23.944 se inscreveram para aprender a usar a plataforma Moodle; 25.372, a Gsuit; e 29.557 para desenvolverem novos materiais para utilizar no processo de ensino-aprendizagem. A maioria se inscreveu em mais de um curso.
O número de visualizações nas várias lives é bem maior que o de professores efetivos e temporários somados. Nas primeiras 24 horas, a primeira das duas lives do curso de produção de material didático, o mais concorrido, teve mais de 72 mil visualizações e desde então as consultas ao conteúdo continuam crescendo no YouTube.
“Os números de um modo geral provam que o engajamento será o combustível para que a escola chegue até cada um dos estudantes”, afirma André.
O professor acredita que, muito embora as aulas presenciais sejam insubstituíveis, as aulas mediadas vieram para ficar e não será mais possível abrir mão da tecnologia como aliada definitiva e permanente do processo de ensino-aprendizagem e em nenhuma outra área da vida. Ele julga necessário que se chegue a uma boa combinação, que some o melhor de cada modalidade, entre essas duas formas de ensinar.
André conclui:
“É muito difícil tirarmos algo que se salve desta pandemia, mas percebemos as possibilidades que ela abriu para que a vida não seja paralisada, muito embora e apesar dos problemas que temos e teremos sempre. A tecnologia ganhou uma importância vital nas nossas vidas”.
Acompanhe as visualizações no canal da Eape no YouTube até 10/6:
Ações de formação | Data de transmissão | Visualizações |
Produção de material didático: Prática Sociais, Proposta Metodológica e Design | 1º encontro – 8/6 | 114.331 |
2º encontro – 9/6 | 46.837 | |
Gsuite – Ferramentas do Google para a Educação | 10/6 | 10.403 |
Moodle online | 10/6 | 13.186 |
Como a escola pode ajudar na proteção contra a violência sexual? | 4/6 | 2.330 |
O Moodle e a secretaria da escola | 5/6 | 15.304 |
O Papel das Emoções nas Relações de Trabalho | 9/6 | 5.587 |
• • • • • • • • • • • • • • • • • • •
➠ Conheça a Eape