18/06/24 às 16h35 - Atualizado em 19/06/24 às 13h14

Premiação da etapa regional dos Jogos Escolares celebra espírito esportivo

Agora, os ganhadores de cada Regional de Ensino disputam a etapa distrital, que começou no início do mês de junho

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Os Jogos Escolares do DF cultivam valores como trabalho em equipe, disciplina e fair play | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

O complexo cultural de Samambaia foi palco da premiação da etapa regional dos Jogos Escolares da cidade, das modalidades vôlei e basquete, nesta terça-feira (18). O evento não apenas promoveu a prática esportiva entre os jovens, mas também reforçou o espírito de competição saudável. Para celebrar o momento, a cerimônia de premiação contou com a apresentação da Orquestra de Sopro e Percussão do Colégio CCI de Samambaia e do grupo Comunidade Expressão Cultural da Arte Brasileira (Cecab) Capoeira.

É um prazer estar aqui hoje premiando esses jovens, ainda mais nestes jogos, que foram os maiores que nós já tivemos, com o maior número de estudantes participantes. É uma alegria, uma satisfação estar aqui e esperamos trazer na etapa distrital muitos prêmios para Samambaia”, comentou o coordenador da Regional de Ensino de Samambaia, Celso Antônio Silva.

Os Jogos Escolares do Distrito Federal são divididos em três etapas – regional, distrital e nacional – e representam uma oportunidade única para os estudantes demonstrarem seus talentos atléticos e representarem suas escolas com orgulho. Na fase regional, as escolas locais competem entre si, buscando garantir uma vaga na etapa distrital. Os campeões de cada modalidade asseguraram seu lugar na próxima fase, que começou no início do mês de junho, onde enfrentam os vencedores das outras regiões administrativas do DF.

A equipe de vôlei masculino do Centro Educacional 619 de Samambaia celebrou a vitória na cerimônia | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Agora, depois de celebrar a vitória na etapa regional, os vencedores se preparam para enfrentar novos desafios. “Nós ganhamos primeiro lugar no vôlei e essa vitória é muito importante, pois batalhamos e treinamos muito para chegar onde chegamos. Agora vamos nos esforçar novamente para entregar o nosso melhor e, quem sabe, ganhar de novo”, comenta Pablo Braia, aluno do Centro Educacional 619 de Samambaia e integrante da equipe de vôlei vencedora da etapa regional dos Jogos.

Inclusão

Dentro dos Jogos Escolares também são disputadas as modalidades paralímpicas, oferecendo oportunidades para estudantes com deficiência participarem de competições de atletismo, natação e bocha. Esta inclusão destaca o compromisso dos organizadores em promover a igualdade e o acesso ao esporte para todos os jovens.

Com categorias divididas por faixa etária, dos 11 aos 17 anos, os Jogos Escolares do DF não apenas promovem a saúde e o bem-estar entre os estudantes, mas também cultivam valores como trabalho em equipe, disciplina e fair play.

A premiação contou com a apresentação do grupo Comunidade Expressão Cultural da Arte Brasileira (Cecab) Capoeira | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.