Projeto Circuito de Iniciação ao Basquete 3×3 alcançará 240 pessoas, dentre alunos e professores
Da Redação, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) lançará o projeto “Circuito de Iniciação ao Basquete 3×3”, voltado para estudantes da rede pública e professores.
O projeto é resultado de uma parceria entre a SEEDF e o Instituto Base, por meio de um Acordo de Cooperação, e tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre alunos do Ensino Fundamental, dando prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira fase, o projeto beneficiará diretamente 240 pessoas, sendo 192 estudantes, com idades entre 12 e 14 anos, e 48 professores.
A iniciativa se baseia em dois eixos principais:
■ Capacitação de Professores: oferecimento de treinamentos online e presenciais para educadores de Educação Física, com foco nos fundamentos e na prática do basquete 3×3.
■ Promoção de Torneios: organização de um circuito de competições, com quatro etapas classificatórias e uma final, destinado aos alunos da rede pública.
O Basquete 3×3 é uma modalidade esportiva que surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo. Em 2007, foi oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e, em 2020, passou a integrar o programa olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Leia também
Para Denise Marra, diretora de Modalidades Especiais da SEEDF, “a presente parceria vem ao encontro com o anseio da área técnica desta Secretaria em formar os professores na modalidade e ampliar a participação dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio para que se possa incluí-la nas futuras edições dos Jogos Escolares do DF”.
O projeto será implementado em diversas escolas do DF, com as atividades programadas para o período da tarde, enquanto as capacitações para os professores ocorrerão de segunda a sexta-feira. A SEEDF será responsável por disponibilizar os espaços necessários para a realização dos torneios.
O projeto contará com as seguintes etapas:
↳ Planejamento e Contratação: seleção dos profissionais responsáveis pela coordenação e formação dos envolvidos;
↳ Capacitação dos Professores: realização de aulas teóricas e práticas para garantir uma formação de qualidade;
↳ Realização dos Torneios: promoção das competições, com premiação para as equipes vencedoras.
A oferta gratuita de atividades esportivas é fundamental para promover a inclusão social e proporcionar oportunidades de desenvolvimento físico, social e educacional para jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, garantindo que o esporte seja um direito acessível a todos.