Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/11/24 às 15h10 - Atualizado em 29/11/24 às 15h19

Paralimpíadas Escolares: DF brilha na natação, atletismo e parabadminton

Estudante Adryan Eduardo, de 12 anos, conquistou ouro nos 100 metros livres costa

Por Lívia Barros, Ascom/ SEEDF

 

Atleta de natação, Adryan Eduardo,12 anos, ao lado de sua mãe, Alessandra Aparecida dos Santos | Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/SEEDF.

 

O segundo dia das Paralimpíadas Escolares 2024 foi marcado por mais conquistas para a delegação do Distrito Federal. Os atletas da natação, atletismo e parabadminton subiram ao pódio das competições realizadas nesta quinta-feira (28), em uma cerimônia repleta de emoção com direito a medalhas de ouro, prata e bronze. Os jogos ocorreram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

 

A equipe de natação brilhou mais uma vez garantindo ouro, prata e bronze na competição, com 10 medalhas nas provas de nado costas e 4 no estilo nado peito. Um dos momentos mais emocionantes foi protagonizado pelo estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) São Miguel Arcanjo de São Sebastião, Adryan Eduardo, de 12 anos. Madalhista ouro nos 100 metros livres costa, ele que é deficiente físico viajou para a campital paulista acompanhado por sua mãe, Alessandra Aparecida dos Santos e seu técnico, Edson Justiniano. O atleta  não conteve às lágrimas após a vitória.

 

Eu comecei a chorar e a tremer quando soube da medalha. Estava muito nervoso antes da prova e ainda senti dores no joelho, mas consegui ser campeão! Estou muito feliz.

comentou Adryan emocionado.

 

A mãe do atleta, Alessandra Aparecida compartilhou os desafios superados pelo filho. “Ele enfrentaria uma cirurgia no início do mês que quase o impediu de participar da competição, mas a determinação prevaleceu. “Estou muito orgulhosa porque ele se esforçou, treinou dia e noite, muitas vezes com dor e hoje conquistou o ouro. Meu filho merece muito essa vitória!“, explicou.

 

O estudante Adryan Eduardo ao lado de seu técnico, Edson Justiniano | Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/SEEDF.

Atletismo e parabadminton

 

No atletismo, o DF garantiu 9 medalhas no segundo dia da competição, mantendo sua posição como uma das delegações de destaque na modalidade. Já no parabadminton, esporte adaptado que utiliza raquetes e petecas e que, em seu formato paralímpico, é praticado por atletas com deficiência física, os atletas conquistaram duas medalhas – ouro e prata. Eles estão confiantes em levar para casa mais premiações nas disputas que acontecem nesta sexta-feira.

 

Os atletas do parabadminton conquistaram duas medalhas na quinta e nesta sexta-feira disputam outros jogos ao longo do dia. Para praticar a modalidade, atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários.

 

Equipe de atletismo do DF: da esquerda para direita Guilherme de Oliveira Chaves, Marcus Vinícius Borges da Amaral, Mateus de Lima de Sousa da equipe de atletismo do DF | Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/SEEDF.

Futebol

 

O futebol paralímpico avança para a disputa do bronze. A equipe do DF brilhou no último jogo de quinta (28), garantindo vitória que a colocou na disputa pelo bronze na sexta-feira.

 

O futebol paralímpico avança para a disputa do bronze. A equipe do DF brilhou no último jogo de quinta-feira | Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/SEEDF.

 

As Paralimpíadas Escolares terminam nesta sexta (29), e hoje, terceiro dia de competições, a delegação do DF promete continuar emocionando e conquistando medalhas para encerrar sua participação com chave de ouro.

 

Governo do Distrito Federal