Concursos em diversas áreas despertam o interesse dos alunos das escolas públicas
Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF
A participação de estudantes da rede pública de ensino da capital federal em certames que desafiam o conhecimento tem contribuído para elevar os índices de participação e premiação. Eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) têm destacado o empenho dos alunos e colocado o DF como uma das unidades da federação com melhores resultados. Confira os regulamentos e os prazos:
Olimpíada de Língua Portuguesa
Com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura, a quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril. Podem participar gratuitamente os professores que lecionam em escolas públicas. O docente inscrito deverá orientar seus alunos a escrever um texto sobre o tema O lugar onde vivo. Cada escola participante inscreve apenas um texto por categoria para a seleção nacional.
Confira os gêneros textuais:
CATEGORIAS |
ANOS ESCOLARES |
Poema | 5º e 6º anos do ensino fundamental |
Memórias literárias | 7º e 8º anos do ensino fundamental |
Crônica | 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio |
Artigo de opinião | 2º e 3º anos do ensino médio |
Olimpíada de Língua Portuguesa
A iniciativa que propicia o contato com questões interessantes e desafiadoras da matemática estimula os estudantes a trabalhar em grupo. As inscrições estão abertas até o dia 1º de abril. Escolas públicas de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio podem inscrever seus alunos. As unidades educacionais indicam quantos alunos irão participar da primeira fase da competição.
Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas
A competição engloba instituições educacionais públicas e particulares e estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6ª ano), médio e universitário. Além de estimular o interesse pela disciplina, a 38ª OBM seleciona os estudantes que vão representar o Brasil em competições internacionais de matemática. O período de inscrições para as escolas vai de 11 de abril a 31 de maio.
Olimpíada Brasileira de Matemática
Os interessados em participar da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil podem fazer suas inscrições até o dia 29 de abril. O certame é elaborado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem obtido êxito em inovar na abordagem da História por estudantes de escolas públicas e particulares.
Olimpíada Nacional em História do Brasil
Criada em 2001, o concurso incentiva a realização de trabalhos ou projetos pedagógicos que visem a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira, assim como a preservação ambiental por meio de ações educativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e uso racional dos recursos naturais. Os professores interessados podem fazer a inscrição para turmas de ensino fundamental e médio, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições vão até 29 de julho.
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Em 2008, foi lançada a primeira edição do concurso, destinado a estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos). A olimpíada tem o intuito de difundir o interesse pelas ciências da natureza, de modo especial a química, além de contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos. O concurso conta com alunos das escolas públicas e particulares em todo o território nacional. As inscrições vão de 1º de junho a 30 de julho.
Olimpíada Brasileira de Química Júnior
A competição é destinada aos estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das unidades educacionais públicas e particulares. As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio para a modalidade prática, para estudantes que já conhecem robótica e, até o dia 6 de junho, para a modalidade teórica destinada aos que não conhecem robótica.
Olimpíada Brasileira de Robótica
Realizado em três modalidades: iniciação, programação e universitária, o certame tem como objetivo estimular o interesse pela Computação e por ciências em geral. As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio para a modalidade iniciação (níveis 1 e 2) e, até o dia 31 de maio, para a modalidade programação (níveis Júnior, 1 e 2) e para a modalidade universitária.
Olimpíada Brasileira de Informática
A iniciativa busca estimular o interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. O credenciamento das escolas públicas pode ser feito até o dia 27 de maio. Podem se inscrever estudantes do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º segmento do ensino fundamental (8º e 9º anos). O concurso é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Estudantes de unidades educacionais públicas e privadas, a partir do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, podem se inscrever até 6 de abril, na segunda edição da OBG. Os temas de interesse envolvem a Geografia e as Geociências. Um dos objetivos é disseminar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.