Em 2016, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas irá premiar 6,5 mil estudantes. Inscrições podem ser efetivadas até 1º de abril
Ascom/SEEDF
As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vão até 1º de abril. Os interessados devem acessar o regulamento e efetivar o cadastro pelo site www.obmep.org.br. As catorze coordenações regionais de ensino da Secretaria de Estado de Educação estão disponíveis para auxiliar as escolas que precisam de apoio para as inscrições. A prova da 1ª fase da OBMEP será no dia 7 de junho, e da 2ª fase, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.
No Distrito Federal, o desafio será manter os excelentes índices das versões anteriores, sempre se destacando como uma das melhores unidades da federação. De 2010 a 2015, por exemplo, o número de alunos brasilienses premiados, de uma média de 250 escolas inscritas, saltou de 601 para 866. Eles receberam medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
Unidades educacionais criadas recentemente, as que não ofertavam os anos contemplados pela OBMEP e, ainda, as que mudaram de nome, devem entrar em contato com a coordenação da Olimpíada para orientações e apoio. As alterações só poderão ser feitas durante o período de inscrição, até 1º de abril.
Alunos, professores e responsáveis pelos estudantes, poderão contar com o auxílio do portal da matemática da OBMEP. O espaço oferece para os estudos materiais didáticos como, por exemplo, banco de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e das Secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras.
A 12ª edição da OBMEP premiará 6,5 mil (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze), e cerca de 46,2 mil menções honrosas.
A oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), em 2017, será oferecida aos medalhistas. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).
Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dosestudantes. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.