Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/09/23 às 8h26 - Atualizado em 13/11/23 às 18h22

O que a nossa rede tem: cursos de idiomas que abrem portas para o mundo

SEEDF conta com 17 CILs que oferecem cursos de inglês, francês, alemão, japonês e espanhol

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

As 17 unidades dos CILs estão espalhadas por diversas regiões administrativas do DF | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Parte da rede pública de ensino do Distrito Federal, os Centros Interescolares de Línguas (CILs) têm se destacado como verdadeiras portas de acesso ao mundo para alunos da rede e também para a comunidade em geral. Ao oferecer cursos gratuitos de inglês, francês, japonês, espanhol e alemão, essas instituições têm desempenhado um papel fundamental na promoção do aprendizado de línguas estrangeiras e na expansão das oportunidades para os estudantes do DF.

 

As 17 unidades dos CILs, espalhadas por diversas regiões administrativas do DF, têm se tornado uma referência quando se trata de ensino de idiomas estrangeiros. Alunos da rede pública de ensino, assim como membros da comunidade em geral, têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas sem qualquer custo, o que tem transformado vidas e perspectivas para o futuro.

 

A estudante da unidade de Ceilândia, Emanuele Pereira, afirmou que o aprendizado da língua inglesa tem sido uma experiência incrível para ela. “Abriu portas para um mundo de oportunidades que eu nunca imaginei. Agora, posso me comunicar com pessoas de diferentes partes do mundo, acessar recursos educacionais internacionais e, o mais importante, ampliar meu conhecimento. Estou muito grata por essa oportunidade que a escola me ofereceu”, disse.

 

Promovendo a diversidade cultural

 

Além do benefício óbvio de aprender uma nova língua, os CILs também promovem a diversidade cultural. Os cursos proporcionam um ambiente de aprendizado multicultural, no qual os estudantes podem interagir com colegas de diferentes origens étnicas e culturais.

 

Alunos têm possibilidade de expandir aprendizado no contraturno escolar | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Daniele de Oliveira, também estudante do CIL de Ceilândia, compartilhou sua perspectiva. “No CIL não apenas aprendi espanhol, mas também fiz amigos de todo o mundo. E é uma grande oportunidade para abrir portas, conhecer pessoas e também aplicar, futuramente, na minha profissão. Estou ansiosa para usar meu conhecimento da língua em futuras viagens e oportunidades profissionais”, destaca.

 

Para o professor do CIL de Ceilândia, que também é ex aluno da instituição, Euzébio de Oliveira, é uma honra poder participar de um projeto que ele viu nascer na cidade. “O CIL é uma escola comprometida em proporcionar educação de qualidade para os estudantes da rede pública e da comunidade. Acreditamos que o aprendizado das línguas, principalmente da inglesa que é a minha área, é fundamental nos dias de hoje e é por isso que investimos tanto neste programa”, destaca o professor da língua inglesa.

 

Essa reportagem faz parte da série O que a Nossa Rede Tem, que mostra os serviços que a rede pública de ensino do Distrito Federal oferece.

 

CIL Ceilândia

Governo do Distrito Federal