Eles já chegam à Casa conhecendo a estrutura da Secretaria de Educação. Para isso, terão 30 dias de aulas
Da Redação, Ascom/SEEDF
Os 287 novos servidores empossados na última segunda-feira (20) no cargo de Assistência à Educação iniciam a trajetória na Secretaria de Educação com uma novidade: serão os primeiros a receber o curso de iniciação à carreira. Durante 30 dias, eles vão conhecer a estrutura da pasta, bem como as atividades que vão desempenhar nas unidades em que serão lotados.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente na abertura do curso e lembrou que este projeto sempre foi um sonho de toda equipe da Secretaria de Educação. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida do estudante, com o coração, amor e empatia. Não sonhamos apenas com esta convocação, sonhamos também com este momento, em que nossos servidores possam iniciar as atividades, capacitados”, reforçou a secretária, ao lembrar a sensibilidade e o compromisso do governador Ibaneis Rocha em ampliar o quadro de servidores da pasta.
“Na Secretaria de Educação, a carreira Magistério Público é a que cumpre o que a constituição fala, entretanto, ela não funcionaria se não tivéssemos o apoio dos Assistentes à Educação. Todos os membros que compõe uma escola pública são fundamentais. Cada um com seu valor e importância. Nenhum professor consegue atuar sem este suporte”, completou Hélvia.
O secretário executivo da SEEDF, Isaías Aparecido, lembrou que este projeto começou a ser idealizado em 2016, quando os servidores avaliavam a importância do novo servidor já ingressar qualificado na carreira. “Nossos profissionais precisam estar preparados para todos os desafios. Dentro da Secretaria de Educação, estamos em constante aprendizado, mas, agora, os novos servidores começam na frente. Tenho certeza que serão os melhores profissionais da Casa”.
Aprendizado
O curso acontecerá nos turnos da manhã e da tarde. As aulas serão ministradas por servidores de todas as áreas da Secretaria de Educação. “Esse projeto foi preparado por muitas mãos. Será um curso de imersão. Toda a SEEDF esteve envolvida para entregar o melhor aos novos servidores. Temos a certeza que sairão aptos a desenvolverem um excelente trabalho”, pontuou a subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (EAPE), Graça de Paula.
Novos servidores
Leia também
O profissional do cargo de apoio administrativo, por exemplo, atua em atividades como execução de serviços de pesquisa e planejamento, recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material e transporte, entre outras funções.
Por sua vez, os secretários escolares fazem a atualização do sistema de informação, especialmente dos dados relativos à abertura e ao encerramento dos períodos letivos, lançamento dos resultados dos estudantes no sistema e expedição e entrega de documentações referentes à vida escolar do estudante.
Já os monitores de gestão educacional executam, sob orientação da equipe escolar, atividades de cuidado, higiene e estímulo às crianças, e participam de programas de treinamento e formação continuada, entre outras ações.