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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/11/19 às 8h50 - Atualizado em 16/12/24 às 15h34

Novo Ensino Médio

O que mudou

 

O Novo Ensino Médio é focado no protagonismo e na autonomia dos estudantes, que podem escolher de acordo com as áreas de interesse, facilitando a carreira profissional e a preparação para o mundo do trabalho.

 

No Distrito Federal, o NEM teve início em 2020 por meio de escolas pilotos e deverão ser aplicadas em todas as escolas a partir de 2022, mas ainda de forma progressiva:

↳ 2022 – 1ªs séries

↳ 2023 – 1ªs e 2ªs séries

↳ 2024 – 1ªs, 2 ªs e 3ªs séries

 

 

   
  Implantação plena da proposta em 2020
  CRE Escola Contato
  Gama CEMI-Gama 39018250
cemigamasecretaria@gmail.com
  Guará CED 03 39013701
ced03dregua@se.df.gov.br
  Recanto das Emas CEM 804 39018230
cem804drerec@gmail.com
  Sobradinho CED 04 39017963
ced04sobradinho@yahoo.com.br
  Taguatinga CEM 03 39016777
cem03.dretag@se.df.gov.br
  Implantação da proposta na parte diversificada em 2020
  CRE Escola Contato
  Ceilândia CEM 12 39016905
cem12@creceilandia.com
  Gama CEM 03 39018074
cem03secretaria@gmail.com
  Samambaia CED 123 39017757
ced123desamambaiasul@gmail.com
  Samambaia CEM 304 39017718
cem304desamambaia@gmail.com
  Santa Maria CEM 404 39016618
secretariacem404@gmail.com
  São Sebastião CED São Francisco 39018030
centroeducacionalsaofrancisco@gmail.com
  Sobradinho CEM 01 39013778
cem01.ginasio@yahoo.com.br

Principais mudanças:

 

Regime anual com organização semestral
O Novo Ensino Médio continua anual em 1ª série, 2ª série e 3ª série que são organizadas em semestres.
Carga horária será por módulo-hora aula A carga horária será contabilizada em módulo-hora aula que corresponde a 50 minutos.

Atenção!!! Cada hora-aula equivale a 50 minutos de aula por semana.

Avaliação por objetivos de aprendizagens Possibilita um acompanhamento mais próximo do rendimento escolar de cada estudante, permitindo a identificação de eventuais fragilidades e o planejamento de ações personalizadas para ajudar nas aprendizagens, considerando o perfil e as necessidades de cada um.
Organização curricular em duas partes • Formação Geral Básica

Itinerários Formativos

img-responsiva

 

___+INFORMAÇÕES_______________________________________

  Novo Ensino Médio – MEC  

 

  Plano de Implementação do Novo Ensino Médio/DF  

 

➔ Processo seletivo interno, para selecionar professores de educação básica para compor grupo de (re)elaboração do catálogo de unidades curriculares eletivas e elaboração do Catálogo de Trilhas de Aprendizagem do Novo Ensino Médio no âmbito da rede pública de ensino do Distrito Federal.

  Edital nº 45/2022     |     Edital nº 47/2022   – Retificação

 

Histórico de implementação

 

img-responsiva 2019

↳ Formação dos professores das unidades escolares-piloto 2019

Apresentação do Novo Ensino Médio para as Unidades Escolares com a finalidade de subsidiar a decisão em se tornar uma Piloto no Novo Ensino Médio.

 

img-responsiva 2020

 Implementação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio em 5 unidades escolares piloto.

 Flexibilização na parte diversificada – PD para oferta de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas em 7 (sete) unidades escolares–piloto;

 

img-responsiva 2021

Implementação nas unidades escolares abaixo:

 CED 03 do Guará

 CED 04 de Sobradinho

 CEMI do Gama

 CEM 03 de Taguatinga

↳ CEM 804 do Recanto das Emas

 CED 123 de Samambaia

 CEM 01 de Sobradinho

 CEM 03 do Gama

 CEM 12 de Ceilândia

 CEM 304 de Samambaia

 CEM 404 de Santa Maria

 CED São Francisco

Formação em larga escala dos professores e dos demais profissionais de educação das unidades escolares de Ensino Médio com objetivo de implementar a partir de 2022 o Novo Ensino Médio em toda rede da SEEDF.

 

img-responsiva 2022

Último ano de implementação das escolas-piloto iniciadas em 2020;

Currículo e o Novo Ensino Médio será implementado em 92 UEs da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com oferta de Ensino Médio.

 

img-responsiva 2023

 Último ano de implementação das escolas-piloto iniciadas em 2021

 Está previsto para o ano de 2023 o início da implementação do Currículo do Novo Ensino Médio no turno noturno em 50% das Unidades Escolares de forma gradual.

 

img-responsiva 2024

 Último ano de implementação das unidades escolares iniciadas em 2022

 

img-responsiva 2025– Finalização

Será realizada a avaliação institucional da Implementação do Novo Ensino Médio, conforme Portaria nº 21/2020, publicada no DODF nº 10, de 4/2/2020, páginas 2 e 3 – Edição Extra.

 

 

200 anos da Independência do Brasil

A beleza do lixo

A ética e a cidadania

A jornada do autoconhecimento

A sociedade e sua complexidade

A Sociologia no PAS-UNB – leitura analítica de obras da 2ª etapa

A Sociologia no PAS-UNB – leitura analítica de obras da 3ª etapa

Aprendendo sobre seu dinheiro

As Constituições do Brasil – transformações e permanências

As histórias de Brasília no cinema

As origens e a evolução do Movimento Sindical no Brasil

Aspectos filosóficos e históricos do Método Científico 

Atualidades e Geopolítica para Vestibulares, ENEM e Concursos Públicos

Atualidades e os problemas sociais no Brasil

Atualidades para vestibulares e concursos

Atualidades voltada para vestibulares e concursos

Brasil – encantos e desencantos

Brasília – origem e as questões sociais

Bsb, apropriar e pertencer além da “QUEBRADA”

Caminhos para o ensino superior

Censo do CEMSO

Cerrado vivo

CHSA – Cultura, diversidade e formação de identidades

Cidadania em jogo

Ciências humanas através do cinema

Cineclube – a geografia no cinema

Cinefilosofia

Cinema e História

Cinema, sociedade e cidadania

Clube dos clássicos

Como garantir um julgamento justo – O caso Sócrates

Compreender o mundo com olhar das Ciências Sociais

Comunicação popular – a escola como fonte de informação

Conhecendo o Distrito Federal

Conhecendo o PAS – UNB a partir das Ciências Humanas e Sociais

Costumes e tradições regionais do Brasil

Culpado ou inocente – personagens e fatos históricos que mudaram os rumos sociais, políticos e econômicos da sociedade contemporânea

Cultura e sociedade

Cultura política

Cultura popular brasileira

Culturas e sociedades do cerrado

Curiosidades sobre o Quadradinho – Brasília, a Capital de todos!_

Da pólis para a quebrada 

Debatendo a democracia e a cidadania

Debates em Sociologia – temas polêmicos para se conversar

Democracia, Cidadania e Direitos Humanos

Direito da escola DESC I

Direito na escola DESC II

Direitos humanos – uma conversa necessária

Direitos humanos e cidadania

Economia no cotidiano

Economia solidária como alternativa de geração de trabalho e renda no pós-pandemia

Educação ambiental e econômica

Educação ambiental

Estudos clássicos – História e cultura Greco-romana

Ética e política

Expedições geográficas pelo mundo

FIC na escola – ficção científica na escola

Filosofia como projeto de vida

Filosofia e psicanálise

Filosofia e sociologia aplicada ao mundo cntemporâneo

Filosofia para o PAS-UNB

Fotoarte

Fotografando, enquanto o cerrado queima – vendo e aprendendo ecologia

Fundamentos do pensamento moderno

Geografia e trabalho

GeoTUDO

Herança afrobrasileira

Humanas em ação – análise e interpretação de jogos de videogame

Inovação no aprendizado

Introdução aos direitos humanos e fundamentais (2)

Investigação histórica sobre ideologias de dominação escondidas por trás de discurso do bem

Invisibilidade social

Juventude cidadã e pedal social

Laboratório de humanas

Letramento digital e robótica

Livres até que ponto!

Lógica e argumentação – como vencer um debate

Lógica filosófica

Meio ambiente e sociedade brasileira

Mergulhando na história da arte – as artes moderna e contemporânea

Meu bairro, meu espaço!

Minorias e movimentos sociais

Miragens flutuantes

Mitos em quadrinhos

Música e filosofia

Novos negócios na história

O Atlântico que nos une – Reflexões sobre a história africana

O brasileiro não é racista… Será mesmo!

O fato notícia

O que é fazer a coisa certa

O reconhecimento das competências socioemocionais

Oficina de movimento, saúde física, mental e qualidade de vida

Orientação de estudos – práticas

Os mitos e a história, as mitologias do oriente, tupi e iorubá

Padrões de gênero masculinos

Pessoas extraordinárias

Planaltina e suas peculiaridades

Politizando

Prática de pesquisa em ciências sociais

Preconceito, discriminação e racismo

Preservação ambiental e turismo sustentável em Taguatinga, DF

Prisioneiros da Geografia – 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global

Projeto água, o bem mais precioso

Projeto da escola para a vida, superando desigualdades a partir do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico

Projeto mulher parlamentar

Protagonismo juvenil – cidadania participativa

Quadrinho como reflexo da sociedade

Reaproveitar para não faltar

Samambaia, cidade viva – a cabeça pensa onde os pés pisam

Segredo das plantas, uma medicina alternativa

Seus direitos em evolução

Sistema agroflorestal na minha escola

Sociedades indígenas

Superação das desigualdades pós-pandemia

Superando racismos – entendimento e construção de novos modelos de nacionalidade

Sustentabilidade – água e resíduos sólidos

Tecnologias sociais e inclusão

Territorialidade e diversidade – ocupação espacial, temporal, cultural e histórica

Tour cultural

Tour por Brasília

Trending topics – A história do tempo presente

Trouxe a pipoca

Turistando

Um outro mundo para Sofia

Urbanização e espaço geográfico

Urbanização e urbanidade

Urbanização, memória e direito a cidade

Viagem pelo Brasil – uma aventura geográfica

Virtudes para o amanhã

Vivências na cidade – observação da relação entre gerações na cidade de Ceilândia

SCRATCH – criação de histórias, jogos e animações interativas para a mediação das aprendizagens

(Re)tratando obras culturais

Ler, entender, convencer

Libras na vida cotidiana

Língua estrangeira instrumental

Língua inglesa 1 – Habilidades integradas

Oficina de textos literários e outros – OTELO

Os primeiros passos em direção à UnB

A Arte é Minha Cara

A cabeça pensa onde os pés pisam

A Ciência por trás dos filmes de heróis

A hora do Enem

A literatura eterniza o tempo

A Literatura no PAS

A voz do urso

Ações Solidárias

Alfabetização Audiovisual e Letramento Transmídia

AmarElo – O rap trilhando trajetórias de vida

AmarElo

Américas em Movimento

Ampliando as práticas corporais dos esportes coletivos

Análise de obras do PAS

Análise do Discurso nas Mídias Sociais

Andanças

Aperfeiçoando sua produção de parágrafos

Aprendizagem em quadrinhos

Around the World

Arquivo Morto

Arte e tecnologia

Arte fazendo História

Arte na História

Arte para o PAS e Enem

Artes Visuais Aplicadas à Vida

Bamboleo – un giro lexical por la lengua española

Basquetebol

Capoeira e seus aspectos socioculturais

Cineclubismo

Cinematografia Amadora

Clube de corrida CEMSO

Clube de leitura

Clube de tênis de mesa CEMSO

Clube dos clássicos

Como fazer a coisa certa

Comunicação e Oratória

Comunicação restaurativa

Conhecendo o Distrito Federal

Consumo e descarte

Conversa literária

Conversação básica em Língua Inglesa

Cordel, repente e xilogravura

Corpo, arte e linguagem

Cultura Corporal

Cultura Espanhola

Cultura ou culturas Folclore brasileiro

Dança das Letras

De bem com a vida

Desbravando a produção textual

Desbravando o mundo da leitura e da escrita (1)

Desbravando o mundo da leitura e da escrita

Desdobrandos eus

Desenvolvimento de conhecimento e habilidades para o PAS

Diálogos de Cinema

Diálogos entre línguagem e periferia

Diversidade Cultural

Diversidade de gêneros

Editorial de jornal

Educação ambiental na escola

Educação Física e Corpo humano

Educação Física Futsal

Educação Física Ginástica Rítmica

English instrumental in biological sciences

Ensino básico da Língua Inglesa

Escrevendo o futuro

Escrita Criativa Produzindo textos, curando traumas e tecendo sonhos.

Formação de valores através da prática do futsal com os adolescentes do CED. PAD-DF

Fotografando, Enquanto o Cerrado Queima_ Vendo e Aprendendo Ecologia

Fotografia – a escrita da luz

Francês em cena

Francês para viagens

Futsal CED15

Futsal

Ginástica Power

Ginástica Rítmica

GrAMARtica

Gramaticando a Língua (1)

Gramaticando a Língua

Grupo de Estudos em Língua Portuguesa_ morfossintaxe

Grupo de teatro na escola

Hastag holidays

História dos esportes para narrativas desportivas

História e sociedade do esporte

Humanos direitos_ Não, Direitos Humanos

Importância do Bioma cerrado, sua preservação e tratamento de resíduos.

Infestação_ arte e crítica social

Inglês básico 2

Inglês básico para turismo_ hotelaria e viagens

Inglês básico

Inglês com música

Inglês em Nossas Vidas

Inglês Instrumental 2

Inglês instrumental

Inglês instrumental_ alavanque suas habilidades de compreensão e interpretação textual

Inglês para viagem 2

Inglês para viagem

Iniciação Musical

Interações em Francês

Investigação científica

Jiu Jitsu

Jogos culturais

Jogos de Raciocínio

Jogos Francófonos

Jornal escolar – CEMTN NEWS

L.E.A – Laboratório de Experimentação em Audiovisual 2

L.E.A – Laboratório de Experimentação em Audiovisual

Labirinto da Língua Portuguesa

Leitura dramática de obras do PAS

Leitura em ação

Leitura obrigatória obras do PAS

Leitura, Produção e Interpretação de Textos

Leituras e escritas dos mundos

Lendo a vida_ leitura, expressividade e tecnologia 2

Lendo a vida_ leitura, expressividade e tecnologia

Ler e compreender os textos

Let’s celebrate!

Língua inglesa 1 – As quatro habilidades (Ler, escrever, falar e ouvir) integradas

Língua Inglesa para o PAS

Língua portuguesa para vestibulares e concursos

Linguagem e postura no mercado de trabalho

Linguagem no ambiente de trabalho

Linguística textual e processos interpretativos

LIP – leitura e produção de textos

Literahistória

Literatura a vista

Literatura e outras artes

Literatura negro brasileira

Literatura relacionada aos direitos humanos

Literatura sob o olhar sócio político 

Lógica e argumentação

Lúdico em atividades alternativas cooperativas

Luta e artes marciais

Made in Japan

Marias a mulher e os direitos humanos na Literatura 

Modernismo

Mova-se e viva melhor

Move-it mexa-se

Mundo TI – primeiros passos

Música

Na ponta da língua

Na sacada do vôlei

Narrativa de esportes

Narrativas com RPG

Nem te conto

Núcleo de estudo redação – PAS

Nutrição

O clube do violão

O Corpo fala

O estudo em quadrinhos (1)

O estudo em quadrinhos

O eu negro

O fato notícia

O inglês da vida real

O labirinto da língua portuguesa

O meu super poder

O mundo além das selfies

O que é fazer a coisa certa

O que é o certo a se fazer_

Oficina da leitura_ Obras do PAS

On the radio waves ou nas ondas do rádio (2)

Organização de eventos esportivos

Orientações básicas para redação do ENEM

PASseando nas Artes

PASsei direto_ Oficina de meditação e leitura

Poéticas em Ação_ fazendo gêneros

Política em série

Português técnico

Povos indígenas_ a verdade que não te contaram

Prática da leitura para o processo criativo e construção do Hobby para a vida

Práticas Comunicativas em Inglês

Práticas corporais

Práticas de Dança

Práticas de leitura e escrita I

Práticas de Leitura e Escrita II

Práticas Desportivas Variadas

Práticas Desportivas

Práticas Teatrais

Primeiros socorros

Produção de história em quadrinho

Proibido jogar lixo …. no lixo!

Projeto de redação para o PAS e ENEM no CEMUB.

Projeto de Redação

Protagonismo em forma de texto

Publicidade e marketing_- Análise crítica e produção

Quando o Verbo_To Be_ não te ajuda

Quem conta um conto aprende um tanto

Quem deixa passar é catraca de ônibus

Rádio local _ estúdio de PODCAST

Redação em ação

Redação nota mil

Redação oficial na prática profissional

Redação para os processos seletivos

Redação, Discussão e Constituição

Rede de mentiras, Dilema das Redes, Privacidade Hackeada, Somos mais que um algoritmo (em discussão)

Regras no esporte e na sociedade

Resgate

RPG – conquistadores de mundos

Rueda de lectura

Saber identificar as expressões idiomáticas

Saúde em movimento

Se liga na fita – cidadania

Se lida no espanhol

Serei aprovado ENEM,PAS,CONCURSO

SLAM – a palavra em performance

Speak up

Subvertendo a poesia

Survival english

Teatro e Oratória

Teatro_ O Corpo EnCena

Tece a Trama

Textos selecionados do PAS1 – Os primeiros passos em direção à UnB (1)

1, 2, 3… Textando

Corpo e arte

Espanhol “latindo”!

Espanhol aplicado ao trabalho 

Espanhol através da música 

Espanhol no PAS e no ENEM

Espanhol para iniciantes

Español en marcha

Esportes coletivos escolares

Esportes coletivos fundamentos

Esportes e atividades de aventura

Estratégias de leitura e compreensão de textos

Estudo do teatro negro e seus protagonistas

Eu no palco

Eu, autor

Exames artes

Exponha sua arte

Expressão audiovisual

Expressões artísticas

Facilitando o inglês no PAS

Falando em inglês, lets go

Filmes e séries cultura hispanoamericana

Filosofia e arte

Ler, entender, convencer

Libras na vida cotidiana

Língua estrangeira instrumental

Língua inglesa 1 – habilidades integradas

Obras do PAS 1 – os primeiros passos em direção à UNB

Partindo do pensar para a ação_ sendo protagonista de um enredo social em evidência

 

 

A falta que faz

A geometria de Brasília.

A leitura da realidade pelos olhos da estatística

A matemática financeira como aliada no mundo do consumo.

Aplicações do Excel na matemática

Aprendendo matemática com os jogos

Aprendizado

Características matemáticas da natureza.

Características matemáticas da natureza

CEMAB na OBMEP

Conceitos básicos em Arduino  e programação

Construção de tabelas e gráficos

CSI cem 414

Descomplicando a matemática e a geometria

Desenho geométrico

Educação ambiental

Educação financeira – Quanto vale o seu dinheiro

Educação financeira – Torne – se um milionário

Educação financeira 1

Educação financeira 2

Educação financeira 3

Educação financeira na formação dos cidadãos do futuro.

Educação financeira para a vida

Educação financeira para o século XXI

Educação fiscal

Empreender para enriquecer

Estatística e realidade

Estatística na prática

Estatística, leitura da verdade

Estudando matemática com o software Geogebra

Ética na ciência.

Exames matemáticos – Pré PAS

Geometria aplicada ao cotidiano

Geometria em construção

Geometrização da natureza características matemática da natureza.

Google Maps – rotas da matemática

Grupo de estudos em matemática expresso fundamental

História da matemática

Horto medicinal e horta orgânica escolar

Iniciação e produção científica na escola

Jogos e recreações matemáticas

Jogos matemáticos

Laboratório de ensino de matemática

Laboratório de matemática I

Laboratório de matemática II

Lógica matemática e conjuntos (p concursos públicos)

Lucros e despesas na realidade

Ludo Matemática

Mãos à obra

Matemática – geometria aplicada ao cotidiano

Matemática –  Educação financeira – torne – se um milionário

Matemática – A falta que faz

Matemática – A geometria de Brasília.

Matemática – A leitura da realidade pelos olhos da estatística

Matemática – A matemática financeira como aliada no mundo do consumo.

Matemática – Aplicações do Excel na matemática

Matemática – Aprendendo matemática com os jogos

Matemática – Aprendizado

Matemática – CEMAB na OBMEP

Matemática – Conceitos básicos em Arduino  e programação

Matemática – Construção de tabelas e gráficos

Matemática – CSI cem 414

Matemática – Descomplicando a matemática e a geometria

Matemática – Desenho geométrico

Matemática – Educação ambiental

Matemática – Educação financeira – quanto vale o seu dinheiro

Matemática – Educação financeira 1

Matemática – Educação financeira 2

Matemática – Educação financeira 3

Matemática – Educação financeira na escola

Matemática – Educação financeira na formação dos cidadãos do futuro

Matemática – Educação financeira para a vida

Matemática – Educação financeira para o século XXI

Matemática – Educação fiscal

Matemática Financeira ii

Matemática – Empreender para enriquecer

Matemática – Estatística e realidade

Matemática – Estatística na prática

Matemática – Estatística, leitura da verdade

Matemática – Estudando matemática com o software Geogebra

Matemática – Ética na ciência

Matemática – Exames matemáticos – Pré PASs

Matemática – Gamificação de aprendizagens trilhas formativas digitais

Matemática – Geometria aplicada ao cotidiano

Matemática – Geometria em construção

Matemática – Geometrização da natureza

Matemática – Google Maps – rotas da matemática

Matemática – Grupo de estudos em matemática

Matemática – História da matemática

Matemática – Horto medicinal e horta orgânica

Matemática – Iniciação e produção científica na escola

Matemática – Investimento e mercado financeiro

Matemática – Jogos e recreações matemáticas

Matemática – Jogos matemáticos

Matemática – Laboratório de ensino de matemática

Matemática – Laboratório de matemática i

Matemática – Laboratório de matemática ii

Matemática – lógica Matemática e conjuntos

Matemática – lucros E despesas na realidade

Matemática – Ludo Matemática

Matemática – Mãos À Obra

Matemática – Matemática além dos números

Matemática – Matemática aplicada à inteligência artificial

Matemática – Matemática básica para a vida

Matemática para o PAS

O que é fazer a coisa certa

O uso da calculadora científica na álgebra matemática

OBMEP na escola

Oficina de construção de sólidos geométricos

Os segredos da matemática financeira no cotidiano

Pesquisa estatística

Planejamento financeiro

Planejando, criando um futuro

Problemas matemáticos e suas tecnologias

Projetando seu ambiente

Projeto PAS e ENEM

Raciocínio lógico

Reforço de matemática

Resgatando a aritmética

Resgate das aprendizagens de matemática

revisando e jogando

Robótica criativa

Seja um empreendedor, organize sua empresa

Universo e astronomia

Uso de jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico

Utilização dos recursos financeiros

Vencendo barreiras – sistema de investigação matemática

 

A ciência dos alimentos

A física através dos experimentos

A física nos celulares

Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo

Algumas doenças da atualidade

Análise das principais plantas medicinais autorizadas

Animaníacos

As ciências da natureza de forma experimental

As plantas e as doenças

Astronomia básica – conhecendo o universo

Astronomia para o ensino médio

Aulas práticas de biologia

Biologia na prática

Ceilândia_ cidade limpa

Ciência do desporto

Ciência na cozinha

Ciência, tecnologia e desenvolvimento social

Clube de ciências – iniciação científica

Clube de ciências biológicas virtual (CCBV)

Clube de ciências, uma aventura científica

Comer com ciência

Compostagem doméstica

Conhecendo e protegendo o meio ambiente

Construindo conhecimento científico

Corpo e mente

Criação de histórias, jogos e animações interativas para a mediação das aprendizagens

CSI 414

CSI, investigação científica nos labs

Desbravando as ciências da natureza no ENEM e PAS

Desidratação de frutas

Desvendando as fontes de energia sustentável

Doenças da atualidade

Educação ambiental e sustentabilidade

Educação sexual anatomia morfofuncional do sistema genital

Engenhando o mundo

Eraq – evidências, reações e aplicações em química

Estudo qualitativo sobre a história da física moderna

Estudo qualitativo sobre a teoria da relatividade

Estufa, que onda é essa

Experimentos de física

Exposição de seres invisíveis

Física para a vida moderna

Física para a vida

Física sustentável e experimental

Física, primeiros passos

Fontes alternativas de energia

Geração científica

Gravitação, a queda da maça de newton!

Implementação e uma agrofloresta na escola

Incrível máquina humana

Iniciação à metodologia científica

Iniciação científica – Moniteurs

Iniciação científica e tecnológica

Introdução à metodologia científica

Laboratório de ciências da natureza

Laboratório de ensino de química (1)

Laboratório de ensino de química

Laboratório instrumental e experimental

Luxo ou lixo, depende de você

Matemática _ arte, a ciência faz parte

Matemática aplicada a ciências da natureza

Mecânica clássica, da queda da maça à a queda da lua

Mergulhando no céu

Método científico para resolver problemas locais

Método científico

Meu corpo, minha saúde relações entre corpo e padrões de beleza na nossa sociedade contemporânea

Minha vida e meu corpo hábitos e cuidados na promoção de uma vida saudável

Nada de geração nem-nem ENEM

Nossa horta

Núcleo de estudo de física

Núcleo de estudo química

O segredo das investigações criminais (CSI)

Práticas laboratoriais em ciências biológicas e química

Prevenção de ISTS e gravidez na adolescência

Produção de materiais de limpeza

Projetos experimentais de física para feiras de ciências (mecânica)

Química ambiental

Química do meu afro

Química em ação

Química forense

R’s de sustentabilidade

Reconstruindo um gerador de volta para produzir eletricidade

Redação científica (da fantasia, ficção até o artigo)

Salve o pequi

Sustenta DAG

Tópicos em ciências naturais para vestibulares e concursos

Um olhar na busca de respostas para doenças de notificação compulsória (epidemiologia aplicada no cotidiano)

Vamos construir!

Veja a vida – teve um projeto

Viagem ao centro da célula

Você é o que você come e o que você queima

Você viu a ciência por aí!

Vou de taxi

Democracia e participação política

Flexibilização do trabalho

Urbanização, memória e direito à cidade

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Legislação

 

Plano Nacional de Educação

↳ Plano Nacional de Educação (PNE) – Sancionado como lei em 2014, o PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (até 2024). Entre os objetivos, estão a “renovação do Ensino Médio, com abordagens interdisciplinares e currículos flexíveis”, a “ampliação da oferta da educação em tempo integral e o apoio ao desenvolvimento do protagonismo juvenil”.

 

Base Nacional Comum Curricular

↳ A Base Nacional Comum Curricular – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

↳ Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) – São normas criadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que orientam o planejamento curricular e indicam sua estrutura. O normativo entra em aspectos que não competem à Base Nacional Comum Curricular, como a situação do estudante que ainda está cursando o Ensino Médio antigo e a carga horária da educação a distância.

 

Comitê Gestor Intersetorial

 Portaria nº 22, de 4 de fevereiro de 2020 – Em 2020, foi instituído o Comitê Gestor Intersetorial do Novo Ensino Médio – CGI, pela Portaria nº 22, de 4 de fevereiro de 2020, publicado no DODF nº 10, de 4/2/2020, páginas 3 e 4 – Edição Extra.

 Portaria nº 34, de 16 de janeiro de 2024 – Altera a Portaria nº 1.246, de 07 de dezembro 2023, que dispõe sobre a indicação dos membros do Comitê Gestor Intersetorial referente ao Novo Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 609, de 2023.

 

Leis

 Lei nº 9.394/1996 (LDB) – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamenta a estrutura e o funcionamento da educação básica do Brasil.

 Lei nº 13.415/2017 – É conhecida como a Lei do Novo Ensino Médio. O normativo alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para mudar o Ensino Médio, inserindo dispositivos como o aumento da carga horária mínima e a possibilidade de que os estudantes escolham em quais áreas querem aprofundar os estudos e a possibilidade de escolher um curso da Educação Profissional em nível técnico.

 Lei nº 7.416 de 22/01/2024 (estímulo ao empreendedorismo para alunos do ensino médio)

 

Portarias

 Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018 – Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação.

 Portaria MEC nº 1.023, de 4 de outubro de 2018 – Estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para a realização de avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI e a seleção de novas unidades escolares para o Programa.

 Portaria MEC nº 1.024, de 4 de outubro de 2018 – Define as diretrizes do apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola às unidades escolares pertencentes às Secretarias participantes do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, instituído pela Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e às unidades escolares participantes da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, instituída pela Portaria MEC nº 1.023, de 4 de outubro de 2018.

Portaria MEC nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 – Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Para contribuir com o processo de elaboração dos itinerários, o MEC publicou um guia didático, que pode ser baixado AQUI.

 Portaria nº 21, de 4 de fevereiro de 2020 – Autoriza a implementação do Novo Ensino Médio no DF, por meio de Projeto-Piloto, em unidades escolares da Rede Pública de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

 Portaria nº 22, de 4 de fevereiro de 2020 – Dispõe sobre as atribuições das Subsecretarias referentes ao Novo Ensino Médio no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e institui o Comitê Gestor Intersetorial, em consonância com a Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018.

 Portaria nº 507, de 30 de dezembro de 2020 – Aprova o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal.

 Portaria nº 93, de 3 de março de 2021 – Altera a Portaria nº 21, de 4 de fevereiro de 2020, e autoriza a implementação do Novo Ensino Médio no DF, por meio de Projeto-Piloto, em unidades escolares da Rede Pública de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

 Portaria nº 1.094, de 16 de novembro de 2022 – Valida o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio do Distrito Federal.

 Portaria nº 180, de 1º de março de 2023 – Dispõe sobre as atribuições das unidades orgânicas, referentes ao Novo Ensino Médio, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e institui o Comitê Gestor Intersetorial, em consonância com a Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018.

 

Resoluções

↳ Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

 Resolução nº 2/2020-CEDF, de 24 de dezembro de 2020 – Estabelece normas e diretrizes para a educação básica no sistema de ensino do Distrito Federal.

 Resolução FNDE nº 21, de 14 de novembro de 2018 – Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola, a escolas públicas estaduais e distritais, a fim de apoiar a implementação do Novo Ensino Médio e a realização da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

 

Notas Técnicas

Nota Técnica nº 02/2019, do Conselho de Educação do DF – Dispõe sobre a organização curricular do Ensino Médio na proposta pedagógica das escolas do Distrito Federal.

 Nota Técnica nº 03/2019, do Conselho de Educação do DF – Dispõe sobre os Itinerários Formativos, em complementação à Nota Técnica nº 02/2019-CEDF.

 

Parecer

↳ Parecer nº 112/2020-CEDF, de 8 de dezembro de 2020 – Aprova o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal; e dá outras providências.

 

Material pedagógico e consultas públicas

 

Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio

Caderno orientador – Avaliação para as aprendizagens 

Caderno orientador – Unidade Curricular Projeto de Vida 

Caderno orientador – Itinerários Formativos

Caderno orientador – Orientações Pedagógicas para implementação das Atividades à Distância no Novo Ensino Médio Noturno  

 

 

Consulta pública e fóruns presenciais

 

A consulta pública da segunda versão, em minuta, do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio aconteceu entre os dias 30 de outubro e 25 de novembro de 2019. A consulta deu-se por meios eletrônicos, permanecendo aberta à participação de toda a população do Distrito Federal, disponível no sítio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

Ao todo, foram recebidas 219 contribuições, distribuídas conforme as informações a seguir:

 

Textos Introdutórios: 89 contribuições.

Formação Geral Básica: 114 contribuições.

Itinerários Formativos: 16 contribuições.

 

 

 

 

Concomitantemente ao andamento da consulta, foram realizados quatro eventos presenciais, sendo dois abertos a toda a população do Distrito Federal; e outros dois, para o público específico de professores e gestores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio:

 

30/10: Lançamento da consulta pública, com convite aberto a toda população do Distrito Federal, comunidade escolar e comunidade acadêmica. O evento aconteceu no Auditório D do Centro Universitário IESB, campus Asa Sul, e contou com a participação de 175 pessoas.

 

6/12: O primeiro Fórum de Discussão para o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio aconteceu na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Este primeiro encontro foi destinado à discussão da parte de Formação Geral Básica do Currículo. O fórum foi realizado em dois turnos, de forma a atender toda equipe escolar das Unidades Escolares-Piloto, sem prejuízo da regência de classe. Contou com a participação de 194 professores: 91 pela manhã e 103 à tarde, contemplando todas as áreas do conhecimento, conforme o quadro abaixo:

 

Área do Conhecimento Quantidade de Participantes Matutino Quantidade de Participantes Vespertino
Linguagens e suas Tecnologias 37 37
Matemática e suas Tecnologias 10 17
Ciências da Natureza 23 23
Ciências Humanas 21 28

 

20/11: O segundo Fórum de Discussão para o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio foi voltado para a discussão sobre a parte de Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. A ação aconteceu na EAPE, no dia 20 de novembro, e contou com a participação de 135 professores, sendo 61 no período matutino e 74 no período vespertino. A presença por área ocorreu da seguinte maneira:

 

Área do Conhecimento Quantidade de Participantes Matutino Quantidade de Participantes Vespertino
Linguagens e suas Tecnologias 23 30
Matemática e suas Tecnologias 09 08
Ciências da Natureza 16 13
Ciências Humanas 13 23

 

4/12: A ação de encerramento da Consulta Pública foi realizada no dia 4 de dezembro de 2019, no auditório D do Centro Universitário IESB, campus Asa Sul. A ação teve por finalidade apresentar as devolutivas do período de consulta pública sobre o texto do Currículo, que ocorreu entre os dias 30/10 e 25/11. Foi feita a apresentação das áreas para os principais pontos das contribuições recebidas e, ao final, a palavra foi aberta ao público, para dúvidas e/ou novas contribuições. A ação ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, com participação total de 217 interessados, sendo 92 no turno matutino e 125 no turno vespertino. A maioria dos presentes era formada por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Sobretudo, professores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio.

Período de consulta pública

 

img-responsiva Início: 31/8/2020 | img-responsiva Encerramento: 4/10/2020 

 

Eventos concomitantes à consulta pública

 

Data Evento Descrição
31/8 Abertura da consulta pública e aos leitores críticos Participação:

Leandro Cruz Fróes da Silva – Secretário de Educação do Distrito Federal

Tiago Cortinaz da Silva – Subsecretário de Educação Básica – SEEDF

Marco Antônio Almeida Del’Isola – Presidente do Conselho de Educação do DF

Fernando Wirthmann Ferreira – Diretor de Ensino Médio – SEEDF

img-responsiva

2/9 Apresentação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio Horário: Manhã: 10h a 12h | Tarde: 15h a 17h

Público: Aberto ao público

Local: img-responsiva

    Fórum virtual por área de conhecimento e EPT
8/9 Ciências da Natureza e suas tecnologias Horário: Manhã: 10h a 12h | Tarde: 15h a 17h

Público: Professores, gestores e coordenadores da rede pública; Leitores críticos.

Inscrições: img-responsivaimg-responsiva

 

 

9/9

Matemática e suas tecnologias
10/9 Linguagens e suas tecnologias
11/9 Ciências Humanas e suas tecnologias
9/9 Educação Profissional e Técnica – EPT

 

Em 2020, o documento curricular do Distrito Federal passou pelo segundo processo de consulta pública, entre os meses de agosto e outubro do mesmo ano, tendo obtido um total de 174 participações. A consulta pública foi realizada por meios eletrônicos, no sítio da SEEDF, e paralelamente ao seu andamento, foi realizada uma segunda rodada de leitura crítica, que culminou em nove pareceres, todos analisados e considerados para efeito da compilação final do documento. Este processo de leitura crítica, somado ao primeiro momento, iniciado ainda em 2019, contou com a participação de professores da UnB, do Instituto Federal de Brasília, além de professores da SEEDF. No fim deste ano, foi publicada a Portaria nº 507 de 30 de dezembro, que aprova o Currículo em Movimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e torna o Currículo documento referencial também para a fundamentação teórica da organização curricular do Novo Ensino Médio para o sistema de ensino do DF.

 

Dados da consulta

Data Evento
31/08/2020 Início do segundo processo de consulta pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.
02/09/2020 Evento de lançamento da consulta, com a participação do Secretário de Educação do Distrito Federal e do Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal. Evento realizado em ambiente virtual.
8 a 11/09/2020 Fóruns temáticos virtuais, contemplando a discussão com todas as áreas de conhecimento e Educação Profissional e Tecnológica. Contou com a participação de 853 participantes.
04/10/2020 Encerramento do segundo processo de consulta pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.

 

Dados da consulta (por área de conhecimento)

Dados da consulta (outros capítulos)

Área FGB IF Total
LGG 37 13 50
MAT 2 2 4
CN 17 2 19
CHSA 24 20 44
Textos introdutórios Projeto de vida Avaliação Texto introdutório da FGB Texto introdutório dos IF
27 5 12 4 3

 

 

Dúvidas frequentes

 

Currículo do Novo Ensino Médio

 

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil, possibilita os estudantes escolherem em qual conteúdo desejam aprofundar seus conhecimentos. O objetivo é valorizar os estudantes como sujeitos da construção de seu saber e, também, como agente de produção de conhecimentos.

A Formação Geral Básica (FGB) é a parte que traz as aprendizagens essenciais que os estudantes do Ensino Médio devem desenvolver ao longo de toda a etapa.

A FGB é ofertada por meio dos componentes curriculares dentro das seguintes áreas do conhecimento:

Linguagens e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física;

Matemática e suas tecnologias: Matemática

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Ciências da Natureza e suas tecnologias: Física, Química e Biologia.

Por partes:

 Língua Portuguesa e Matemática: é obrigatório o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática nos três anos do Ensino Médio. Assim, esses componentes se repetem porque estão presentes em todos os semestres do Novo Ensino Médio.

 Educação Física: o componente curricular já era ofertado ao longo de toda a etapa na semestralidade, apenas foi mantida a oferta da mesma maneira.

A oferta de Língua Inglesa nos currículos de Ensino Médio é obrigatória porém a oferta de outra língua estrangeira, “preferencialmente o espanhol” é facultativa.

Pela BNCC, a qual a Língua Inglesa é “compreendida como língua de caráter global. Sendo assim, à exceção da Língua Inglesa, não é possível ofertar outras línguas estrangeiras na FGB.

Os Itinerários Formativos (IFs) são a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Neste momento os estudantes podem selecionar as unidades curriculares oferecidas pela escola de acordo com o que planejam para sua vida acadêmica ou profissional. Proporcionam o aprofundamento de conhecimentos, o apoio aos estudantes na construção de seus projetos de vida e o protagonismo juvenil.

Os IFs são ofertados por meio de unidades curriculares, divididas nas seguintes categorias: Eletivas Livres, Eletivas Orientadas, Projeto de Vida, Projetos Interventivos e Língua Espanhola. O estudante pode, ainda, optar por Formação Técnica e Profissional.

Os eixos estruturantes buscam envolver os estudantes “em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros”. São quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

O Projeto de Vida é ministrado ao longo dos seis semestres letivos do Novo Ensino Médio, sempre com duas aulas semanais. A unidade curricular busca contribuir para a formação de um cidadão que saiba defender seus direitos e compreender criticamente seu papel social. 

É uma Unidade Curricular obrigatória destinada a ajudar o estudante na construção de um projeto para seu futuro para que suas escolhas no contexto escolar potencializem a concretização de seus ideais.

Sim, a formação profissional será ofertada por meio do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), que poderá ser escolhido pelo estudante a partir do ingresso no Ensino Médio.  O IFTP poderá ser cursado na própria unidade escolar, quando houver a oferta, em alguma unidade de Educação Profissional e Tecnológica da própria rede, ou em unidades parceiras externas conveniadas. 

A União tem a competência para legislar sobre diretrizes e bases da Educação Nacional. O Enem também é uma iniciativa dessa esfera federal, dessa forma, o Governo Federal atualizará o exame para que esteja alinhado com a nova realidade da etapa.

Carga horária do Novo Ensino Médio e dos professores

 

Não. O Ensino Médio no Distrito Federal já era composto por 3.000 horas e permanece com a mesma carga horária.

Para a rede pública de ensino, as 3.000 horas que compõem o Ensino Médio são divididas em duas partes: Formação Geral Básica (1.700 horas) e Itinerários Formativos (1.300 horas).

A carga horária dos docentes permaneceu inalterada, mas agora ela é composta por componentes curriculares da Formação Geral Básica e por unidades curriculares dos Itinerários Formativos.

 

 

 

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Governo do Distrito Federal