Resultado está previsto para 21 de janeiro, após as 18h, quando os estudantes saberão em qual escola devem se matricular
Malcia Afonso, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação recebeu 31.048 inscrições de novos estudantes interessados em ingressar na rede pública em 2021. O número foi menor do que o registrado no ano anterior, quando ocorreram 38.579 pedidos, uma diferença de 7.531 estudantes. O período de inscrições ocorreu de 10 novembro a 13 de dezembro pelo site da SEEDF e de 17 de novembro a 6 de dezembro pela Central 156.
Resultado
O resultado das inscrições está previsto para o dia 21 de janeiro, a partir das 18 horas, no site da SEEDF e nas próprias escolas. Isto não garante a matrícula. Nesta ocasião, o estudante saberá para qual escola foi direcionado, conforme o endereço indicado no ato da inscrição – residência ou local de trabalho dos pais ou responsáveis.
A consulta é de inteira responsabilidade dos interessados.
Efetivação da matrícula
Para garantir a vaga na escola que constar no resultado, é obrigatória a efetivação da matrícula, que tem previsão de ocorrer de 2 de fevereiro a 9 de fevereiro de 2021. Em razão da pandemia da covid-19 e para evitar aglomerações, a Secretaria estuda a forma como a matrícula será feita. As informações serão divulgadas oportunamente.
As matrículas deverão ser realizadas dentro do prazo. Isto é muito importante. Embora haja outra oportunidade para ingresso na rede pública, existe a garantia da vaga, mas não de que seja na escola mais próxima.
Remanejamento escola
Para os estudantes já matriculados na rede pública de ensino, o prazo para solicitar o remanejamento (mudança de uma escola pública para outra) vai até esta sexta-feira, 18 de dezembro, por e-mail, na própria unidade onde o estudante está matriculado. Linkar isto com a matéria do remanejamento
O resultado também está previsto para 21 de janeiro, assim como a efetivação para entre 2 e 9 de fevereiro.
E quem perder os prazos?
Aqueles que perderam o prazo de inscrições terão uma nova oportunidade. Eles poderão se inscrever para as vagas remanescentes, aquelas que sobrarem. O prazo será de 11 a 14 de fevereiro, pelo site da Secretaria de Educação.
Neste caso, o estudante será direcionado para onde houver vaga, o que significa que nem sempre será na escola mais próxima.