Programa começa em 12 de março em sete unidades de conservação
Da Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
O programa Parque Educador, desenvolvido pelo Instituto Brasília Ambiental, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) e de Educação (SEEDF), recebeu o total de 316 inscrições de escolas públicas para o primeiro semestre deste ano. No mesmo período do ano passado, 244 escolas se inscreveram. Do total de inscritas, 72 foram selecionadas.
As atividades do Parque Educador iniciam no dia 12 de março. Cada escola selecionada integrará o projeto de março a junho e poderá inscrever duas turmas de até 40 alunos. Além de profissionais capacitados e de infraestrutura, o programa oferece transporte para os alunos até o parque, ficando a cargo da escola o lanche e o envio de, pelo menos, dois responsáveis para acompanhar as atividades ecopedagógicas das turmas.
As ações do programa são desenvolvidas por professores capacitados e disponibilizados pela SEEDF. As atividades serão realizadas nos parques ecológicos de Águas Claras, Riacho Fundo II, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Sucupira (Planaltina), Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), também em Planaltina, e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).
Em 2023, o Parque Educador prestou 16.475 atendimentos em sete unidades de conservação (UCs), contemplando 4.234 alunos. Por meio do projeto, os alunos da rede pública de ensino têm a oportunidade de aprender na prática os conteúdos abordados nas aulas de ciências, química e biologia, durante atividades realizadas nas UCs.
*Com informações do Brasília Ambiental