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1/10/24 às 10h19 - Atualizado em 1/11/24 às 11h28

Lançamento de livro sobre Ensino Médio e Educação Profissional

Resultados foram apresentados durante lançamento de livro sobre Ensino Médio e Educação Profissional em Brasília

Giordano Bazzo, ASCOM/SEEDF

 

Da esquerda para a direita: Marco Antônio Costa Júnior (presidente da FAPDF), Cândido Alberto Gomes (organizador), Fernanda Marsaro dos Santos (organizadora), Helvia Paranaguá (Secretária de Educação do DF) e Joelma Bomfim (Diretora de Educação Profissional da SEEDF). Crédito: Sebrae

 

Um estudo realizado com mais de 1.200 estudantes do Distrito Federal revelou que alunos que optam pelo itinerário de formação técnica e profissional apresentam melhores resultados na formação geral em comparação aos demais. A descoberta foi apresentada durante o lançamento do livro “Ensino Médio e Educação Profissional: Caminhos Paralelos ou Entrelaçados?”, realizado no auditório da ABMES nesta quarta-feira (30).

 

A pesquisa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), acompanhou 1.261 estudantes em cinco escolas-piloto que implementaram o Novo Ensino Médio, com foco no Itinerário de Formação Técnica e Profissional.

 

Chegamos à conclusão, com base nos estudos e nos resultados, que os estudantes que fazem a opção por itinerário de formação técnica e profissional têm melhores resultados na formação geral do que os demais”, afirmou Fernanda Marsaro dos Santos, organizadora do livro.

 

Chegamos à conclusão, com base nos estudos e nos resultados, que os estudantes que fazem a opção por itinerário de formação técnica e profissional têm melhores resultados na formação geral do que os demais.

Fernanda Marsaro, organizadora do livro

 

O estudante que escolhe a educação profissional, além de ter acesso ao mundo do trabalho, pode ascender para o ensino superior sem nenhuma diferença”, destacou Joelma Bomfim da Cruz Campos, diretora da Educação Profissional da SEEDF.

 

A obra “Ensino Médio e Educação Profissional: Caminhos Paralelos ou Entrelaçados?” reúne 16 estudos acadêmicos com contribuições de mais de 35 pesquisadores sobre a implementação do Novo Ensino Médio, com foco no itinerário de formação técnica e profissional. Crédito: Sebrae

A obra reúne 16 estudos acadêmicos com contribuições de mais de 35 pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais. Segundo a Secretária de Educação do DF, Helvia Paranaguá, o projeto também resultou em benefícios práticos para as unidades escolares, que receberam equipamentos como impressoras, notebooks e projetores.

 

O livro aborda diferentes perspectivas sobre o ensino médio, incluindo educação comparada e abordagens estatísticas, históricas e sociológicas.Há um mau hábito no Brasil de fazer reformas, mas não avaliá-las. Esta obra é uma peça essencial na visão do Distrito Federal sobre o ensino médio e seus caminhos”, afirmou Cândido Alberto Gomes, um dos organizadores.

 

 

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