Resultados foram apresentados durante lançamento de livro sobre Ensino Médio e Educação Profissional em Brasília
Giordano Bazzo, ASCOM/SEEDF
Um estudo realizado com mais de 1.200 estudantes do Distrito Federal revelou que alunos que optam pelo itinerário de formação técnica e profissional apresentam melhores resultados na formação geral em comparação aos demais. A descoberta foi apresentada durante o lançamento do livro “Ensino Médio e Educação Profissional: Caminhos Paralelos ou Entrelaçados?”, realizado no auditório da ABMES nesta quarta-feira (30).
Leia também
“Chegamos à conclusão, com base nos estudos e nos resultados, que os estudantes que fazem a opção por itinerário de formação técnica e profissional têm melhores resultados na formação geral do que os demais”, afirmou Fernanda Marsaro dos Santos, organizadora do livro.
Chegamos à conclusão, com base nos estudos e nos resultados, que os estudantes que fazem a opção por itinerário de formação técnica e profissional têm melhores resultados na formação geral do que os demais.
“O estudante que escolhe a educação profissional, além de ter acesso ao mundo do trabalho, pode ascender para o ensino superior sem nenhuma diferença”, destacou Joelma Bomfim da Cruz Campos, diretora da Educação Profissional da SEEDF.
A obra reúne 16 estudos acadêmicos com contribuições de mais de 35 pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais. Segundo a Secretária de Educação do DF, Helvia Paranaguá, o projeto também resultou em benefícios práticos para as unidades escolares, que receberam equipamentos como impressoras, notebooks e projetores.
O livro aborda diferentes perspectivas sobre o ensino médio, incluindo educação comparada e abordagens estatísticas, históricas e sociológicas. “Há um mau hábito no Brasil de fazer reformas, mas não avaliá-las. Esta obra é uma peça essencial na visão do Distrito Federal sobre o ensino médio e seus caminhos”, afirmou Cândido Alberto Gomes, um dos organizadores.