As inscrições começam nesta terça-feira (15). Disputas iniciam em maio e seguem ao longo do ano
Camila Denes, Ascom/SEDF
A primeira etapa de inscrições para a 56ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) abre nesta terça-feira (15). A estimativa deste ano é que haja aumento de 5% no número de participantes em relação a 2015, quando 8.682 estudantes de escolas públicas e particulares da capital federal participaram. O início dos jogos está previsto para maio próximo.
Dividida nas categorias 12-14 anos e 15-17 anos, a competição abrange 12 modalidades diferentes: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia ou xadrez.
Neste primeiro momento – até 15 de abril – as inscrições serão voltadas para os estudantes de 12 a 14 anos. Já o grupo de 15 a 17 anos terá o intervalo entre 1º a 30 de junho para oficializar a participação. Ano passado, 188 escolas inscritas (63 particulares e 125 públicas) se inscreveram na faixa etária mais baixa e 193 (sendo 69 particulares e 124 públicas) na mais alta. Cada instituição de ensino fica responsável pelas inscrições dos esportistas, sejam eles individuais ou em equipe.
A preparação dos estudantes começa ainda nas escolas. “Desde o preparo para as competições, os estudantes são motivados ao desenvolvimento do trabalho cooperativo, onde princípios básicos como respeito, disciplina e comprometimento são extremamente difundidos”, explica a diretora de Programas Institucionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Joana de Almeida.
Ela lembra também que a competição possibilita o reconhecimento de talentos que podem se destacar como atletas de referência em nível distrital e nacional, citando como exemplo o campeão olímpico Joaquim Cruz, ex-aluno da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Congressos técnicos a serem realizados em 24 de abril (etapa 12 a 14 anos) e 18 de agosto (etapa 15 a17 anos) vão definir como será realizado o sistema de disputa em cada modalidade. Todas as escolas – públicas e particulares – participarão e a divisão dos grupos leva em consideração a classificação do ano anterior. Os locais de realização dos jogos varia de acordo com a demanda de inscrição por região administrativa. Desde 2012, com o intuito de descentralizar e favorecer uma maior participação dos estudantes, as disputas ocorrem em grande parte das regionais.
Maior e mais tradicional evento esportivo local, o JEDF é uma realização anual da Secretaria de Educação, por intermédio da Gerência de Educação Física e Desporto Escolar (GEFID). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal (SEL). Vale ressaltar que o JEDF vale como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude – etapa nacional dos jogos escolares organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).