Considerado o maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude começam na segunda-feira (12), em Natal (RN).
Para participar do torneio, a Secretaria de Educação selecionou 224 alunos — de 83 escolas públicas e privadas —, 29 técnicos, 2 chefes de delegação, 4 oficiais, 3 jornalistas e 2 fisioterapeutas.
Embora a abertura oficial seja no dia 12, o apito inicial só será ouvido na terça (13), quando se iniciam as competições.
O encerramento está marcado para 26 de novembro.
Nesta edição, haverá mais de 5 mil atletas dos 26 estados e do DF. Podem participar estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
Serão 14 modalidades:
Para Luís Maurício Montenegro, gerente de Educação Física e Desporto Escolar, da Secretaria de Educação, e um dos chefes da delegação brasiliense, o desempenho dos estudantes não pode ser avaliado apenas pelo lugar no pódio.
“O objetivo é dar sequência à vida esportiva dos alunos para contribuir na formação complementar da vida pessoal. Há expectativa por medalhas, mas que todos façam o melhor e que voltem com segurança”, pondera o professor.
O transporte aéreo dos atletas foi pago pelo governo do Distrito Federal. Já a hospedagem, com café da manhã, almoço e jantar, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A edição de 2017, que reuniu somente jovens de 15 a 17 anos, ocorreu em Brasília. Na ocasião, o DF conquistou 16 medalhas — 4 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze.
Foram cerca de 4 mil participantes de 1.360 colégios públicos e particulares de todas as regiões do Brasil.
Jogos Escolares da Juventude revelam atletas para o alto rendimento
De acordo o COB, o evento reúne mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais. A competição já revelou atletas para o alto rendimento, como as campeãs olímpica Sarah Menezes e mundial Mayra Aguiar, ambas do judô.
Na delegação brasileira que esteve nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), 17 atletas disputaram a competição estudantil.
Os Jogos Escolares da Juventude foram criados pelo COB, em 2005, e contam com o apoio do Ministério do Esporte.