Disponível desde terça-feira, telematrícula recebeu apenas 300 inscrições. Outras 9,4 mil foram pelo site.
Da Redação, Ascom/SEEDF
A rede pública de ensino recebeu 9.507 inscrições de novos estudantes para o ano letivo de 2022. Destas, apenas 300 foram realizadas pelo número 156, que começou o atendimento nesta terça-feira (5), enquanto as demais 9.207 foram pela internet.
O número de interessados nestes primeiros dias está bem abaixo do ano passado. Em 2020, considerando-se os mesmos períodos de apuração, foram 2.819 inscrições pelo 156 e 15.790 pela internet.
Apesar de o prazo ir até o dia 24 de outubro, a Secretaria de Educação alerta que os interessados aproveitem que o período inicial é mais tranquilo e não deixem para fazer a inscrição na última hora.
Quem pode se inscrever
As inscrições para o ano letivo de 2022 são somente para novatos da rede pública na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio.
A idade mínima para matrícula é de quatro anos completados até 31 de março de 2022. No ato do cadastro, o interessado precisa informar o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.
Com essas informações, a Secretaria de Educação irá realizar o cruzamento de dados e direcionar os novos estudantes preferencialmente em unidades escolares na região do CEP apresentado na inscrição, seja onde ele mora, seja onde trabalham os pais ou responsáveis.
Resultado
O resultado tem previsão de ser divulgado em 21 de dezembro de 2021, também pelo site. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. A Secretaria irá divulgar posteriormente as orientações e os documentos necessários.
Estudantes especiais
O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, como também o remanejamento dos que já são matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados de 4 a 29 de outubro.
No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.
As regionais estão adotando os protocolos de segurança, como distanciamento e uso de máscaras, para atendimento às famílias.
Matrícula para quem já estuda na rede pública
Leia também
Para os estudantes que desejam mudar de uma instituição pública de ensino para outra, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 19 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.
Creche
Os pais ou responsáveis pelas crianças matriculadas em creches públicas e parceiras da Secretaria de Educação que desejarem o atendimento em uma unidade escolar diferente da indicada para o ano letivo de 2022 devem fazer nova inscrição. O cadastro deve ser feito de 5 a 24 de outubro, por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156, opção 2.
Caso optem por dar continuidade ao atendimento na rede pública de ensino na escola indicada após a creche onde está matriculado, não é necessário efetivar nova inscrição por parte dos pais ou responsáveis.
Atenção – no caso das crianças matriculadas via Cartão Creche, TODAS precisam ter nova inscrição.