O debate on-line será às 19h da próxima terça-feira, 30/6. Não perca: vidas negras importam. Muito.
Jéssika Lineker, Ascom/SEEDF | Estagiária supervisionada
Edição: Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF
Os profissionais da educação terão um encontro importante na próxima terça-feira (30/6) para discutir sobre a história e cultura afrobrasileira e africana. A Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, vai realizar uma roda de conversa sobre o tema, totalmente virtual, por meio de webconferência. O debate terá as professoras da rede pública de ensino Jane Ferreira e Ana Paula Rodrigues como mediadoras, além de servidores e estudantes convidados. O encontro está marcado para começar às 19h. Para participar, basta acessar o link.
Segundo a professora Jane, “não é de hoje que a desigualdade entre brancos e negros está presente no Brasil. Apesar de tantas mudanças feitas e da inclusão de pessoas negras na rede de ensino do país, ainda hoje a diferença entre raças persiste. Essa discriminação racial é conhecida como racismo estrutural e precisa ser debatida para que haja conscientização sobre o assunto”, explica.
Ela lembra que foi incluído o artigo 26-A na Lei 10.639 de janeiro de 2003, passando a integrar a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), instituindo o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana como obrigatório, o que já foi um avanço para a educação brasileira.
Na roda de conversa por webconferência, os participantes vão debater desde a formação de professores até os problemas encontrados em sala de aula, além da visão dos estudantes sobre o assunto.
O evento terá declaração de participação.