Escola vai atender 188 crianças de até três anos em período integral
Agência Brasília
O Sol Nascente/Pôr do Sol recebeu, nesta sexta-feira (12), das mãos do governador Ibaneis Rocha, sua primeira creche pública: o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jandaia. Com um investimento de R$ 3,75 milhões do governo, a unidade vai atender 188 crianças de até três anos em período integral.
Trata-se de mais um equipamento público entregue pelo GDF em uma cidade repleta de obras de infraestrutura como pavimentação, rede de esgoto e que teve um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) inaugurado em agosto.
O governador Ibaneis lembrou, em pronunciamento, todo o esforço da gestão para colocar as crianças nas unidades escolares do DF. “Quando assumi em 2019, tínhamos 22 mil crianças nas filas para entrar numa creche e hoje diminuímos pela metade esse déficit. E faremos mais e mais”, adiantou.
Ibaneis destacou que a escolinha será um auxílio também para mães de família. “Elas passam a ter oportunidade e tranquilidade para adquirir um emprego, buscar o sustento da família. Muitas não têm com quem deixar os filhos”, ressaltou o governador.
Na avaliação da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a unidade será fundamental para a comunidade do Pôr do Sol. “O governo está colocando escolas, creches em todos os lugares, principalmente os locais que mais precisam de assistência. E seguiremos em frente para fazer mais obras para atender a população do DF”, disse.
“É um dia de muita alegria para nossa cidade. Apesar das dificuldades da pandemia, o governador Ibaneis tem trazido a cada dia mais melhorias para nossa comunidade”, destacou o administrador regional, Cláudio Ferreira.
Mudança na realidade
Alana Maria Santa é mãe do pequeno Anthony Ricardo, de 6 meses de idade, e fala que o Cepi Jandaia é de grande importância para comunidade. Ela mora no Sol Nascente/Pôr do Sol e vê que a creche proporcionará mais qualidade de vida para muitas famílias. “Eu mesma estou sem desempregada e vejo o Cepi como uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho quando meu filho estiver no local. A estrutura é ótima”, conta Alana.
A desempregada Mariá Nascimento, 21 anos, mãe do recém-nascido Heitor aguarda com alegria o momento em que poderá ver o pequeno na creche. Apesar de ele ter apenas dez dias de vida, a moça diz que já quer vê-lo dentro de alguns meses no novo Cepi. “Já estamos aí na lista de espera para que logo possamos matricular ele. Daí, posso procurar emprego e ele ficar aqui na creche”, contou. “No Pôr do Sol, as famílias são mais carentes, mas essa é uma chance de dar uma boa educação aos nossos filhos”, completou.
Matrículas começam na semana que vem
Leia também
O Cepi foi erguido na entrequadra 500/700 e possui dez salas de aula, lactário e sala de amamentação, pátio coberto, áreas de recreação com parquinho, cozinha, refeitório, salas de coordenação e de professores, guarita e paraciclos.
Segundo Rainier Gomes, coordenador da entidade mantenedora do Cepi Jandaia, as aulas começam ainda em novembro. Os pais serão convocados para efetuar a matrícula a partir de terça-feira (16). O material pedagógico e a alimentação já foram adquiridos para o funcionamento da unidade.
Mais de 27 mil crianças matriculadas
Desde 2019, a atual gestão já construiu sete creches, incluindo a inaugurada nesta sexta, e investiu quase R$ 10 milhões no Cartão Creche, que é um meio eletrônico disponibilizado pelo governo para que o pagamento mensal a uma instituição escolar privada seja realizado pelo responsável legal da criança através do cartão magnético.
Até o momento, mais de 27 mil crianças da faixa etária até três anos estão matriculadas junto à Secretaria de Educação em 45 unidades geridas pela rede pública e em outras 63 entidades parceiras.
*Colaborou Ascom/SEEDF
Assista à inauguração desta sexta (12)