28/06/24 às 16h51 - Atualizado em 28/06/24 às 16h56

Formatura do Proerd celebra fim das atividades do semestre

Em clima de festividade, cerimônia reuniu alunos de 11 escolas públicas

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

No primeiro semestre deste ano, 5.056 alunos do DF foram atendidos pelo Proerd | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Na tarde desta quinta-feira (27/6), estudantes de 11 escolas públicas se reuniram no Ginásio do Cruzeiro para celebrar o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2024 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A formatura geral do Proerd, realizada pela PMDF, através do Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC), contou com a presença do mascote Daren, o leão, e muita animação dos alunos.

Ao todo, no primeiro semestre, 49 escolas e 5.056 alunos de diversas regiões administrativas do DF foram atendidos pelo Programa neste ano. Em Brasília, o Proerd acontece desde 1998 e tem como objetivo prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, ao ensinar sobre os malefícios do uso de drogas, inibindo a violência no ambiente escolar.

É um dia de festividade, de integração entre as escolas. O Proerd busca a prevenção ao uso das drogas, mas também traz muito mais que isso”, afirmou a 2º Tenente Dieter, coordenadora do Proerd-DF. “Com o Programa os alunos desenvolvem habilidades de autoconhecimento e melhores formas de comunicação, inclusive também em relação ao bullying”, reforçou a tenente da PMDF.

A chefe da Assessoria da Cultura de Paz de SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, representou a Secretaria de Educação do DF no evento e destacou a importância do Proerd para o desenvolvimento cidadão das crianças. “Agradeço a Secretaria de Segurança Pública e a PMDF pela realização desse Programa tão querido e importante para a formação cidadã”, destacou.

Um dos destaques da cerimônia foi a entrada do mascote Daren no Ginásio | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

O evento contou com muita empolgação dos estudantes. Os alunos das 11 escolas presentes participaram cantando juntamente com os instrutores a música oficial do Programa, além de dançarem e interagirem entre si. A estudante Ana Laura, do 5º ano da Escola Classe 12 do Gama, esteve presente e relembrou a participação no Proerd. “Minha experiência foi muito boa, aprendemos coisas que vamos levar para toda a vida“, disse.

Entre as atrações da cerimônia, a cadela “Hera” do Batalhão de Cães da Polícia Militar cativou os estudantes em uma apresentação, mas o destaque ficou por conta da entrada do mascote Daren em uma motocicleta do BPESC junto com policiais.

No fim do evento, recheado de música e entusiasmo, os estudantes foram convidados a dançar juntos a música do Programa no centro do Ginásio, comemorando a formatura no curso e os aprendizados adquiridos no decorrer dele. A Secretaria de Educação do DF celebra a formatura de mais um ciclo do Proerd e reafirma o compromisso com a promoção de uma educação cidadã e com a promoção da cultura de paz nas escolas.

Alunos de 11 escolas públicas se reuniram no Ginásio do Cruzeiro para celebrar a formatura do Proerd | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.