Com apresentação de teatro, alunos comemoraram fim do ciclo escolar
João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF
Esta sexta-feira (6) foi especial para estudantes do sistema prisional. Com direito a formatura e apresentação de teatro, internos comemoraram a conclusão de etapas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
A celebração foi realizada no complexo penitenciário da Papuda, onde há quatro núcleos de ensino sob responsabilidade da SEEDF. No total, 40 alunos se formaram pelo ensino de jovens e adultos, sendo nove formandos no 1º segmento (ensino fundamental, anos iniciais), 22 concluintes do 2º segmento (ensino fundamental, anos finais) e outros nove estudantes finalizaram o 3º segmento de ensino (ensino médio).
Para enriquecer o evento, o grupo de teatro Entreato, formado por detentos, subiu ao palco para a apresentação do espetáculo “Amor: o eterno aprendizado”, reunindo adaptações de obras que abordam o tema.
A diretora de educação de jovens e adultos da SEEDF, Lilian Sena, destacou a importância da educação no sistema prisional. “Os detentos que participam das aulas apresentam um comportamento melhor e uma relação mais afetiva com a família, fruto do papel de ressocialização do ensino. Além disso, aqueles que conseguem o certificado de ensino saem da pena com mais condições de serem reinseridos no mercado de trabalho”, afirmou a educadora.
Atualmente, a Secretaria de Educação conta com seis núcleos de ensino no sistema prisional, sendo quatro no complexo da Papuda, um na penitenciária feminina do DF e um no Centro de Progressão Penitenciária, no SIA. Ao todo, 88 professores do CED 01 de Brasília ministram as atividades para 1,6 mil internos matriculados na rede de ensino.