Ele deixou a Secretaria de Trabalho e agora vai se dedicar exclusivamente à Educação
Thais Rohrer, Ascom/SEEDF
João Pedro Ferraz dos Passos foi efetivado no posto de secretário de Educação pelo governador Ibaneis Rocha. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (5/11) junto com a exoneração da Secretaria de Trabalho. Ele acumulava os dois cargos. A Educação, interinamente.
Ferraz tem desenvolvido junto com equipe trabalhos em busca da excelência na rede pública. Recentemente, criou um grupo executivo para identificar e propor soluções de curto, médio e longo prazo para os problemas que identificou na Secretaria. O objetivo é institucionalizar medidas que proporcionem maior eficiência dos serviços prestados pela pasta.
Neste período, ele consolidou o programa de gestão compartilhada, com a publicação da Portaria Conjunta nº 11 de 25 de outubro de 2019, trazendo normas que regulamentaram o projeto e deram um norte para a atuação das escolas, nove já implantadas e três em implantação. São cinco documentos com regramento geral para estas escolas: Manual do Aluno; Regimento Escolar; Regulamento Disciplinar; Regulamento Básico de Uniformes; e o Plano Operacional do Projeto Escola de Gestão Compartilhada.
Ferraz também está liderando a elaboração do novo plano de obras da Secretaria, para viabilizar a construção de 40 escolas e 100 creches.
O secretário é formado em Direito na Universidade Federal Fluminense. Já foi Oficial de Justiça, e logo depois assumiu o cargo de procurador da Fazenda Nacional, em 1982. No mesmo ano, ingressou no Ministério Público do Trabalho, iniciando a carreira na Procuradoria Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.
Tempos depois passou a exercer suas funções na Procuradoria Geral do Ministério Público do Trabalho em Brasília, com atuação junto aos diversos órgãos do Tribunal Superior do Trabalho.
A relação com a educação também se estreitou ao longo de sua carreira. Em 2001, João Pedro se tornou professor universitário, e desde então, tem lecionado nas faculdades AUDF e UniCeub, contribuindo para a formação das novas gerações de operadores de direito de Brasília.
Veja a publicação no DODF.