Maria de Lourdes Cortes, ex-aluna do Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará, foi alfabetizada aos 70 anos
Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF
Persistência e força de vontade nunca faltaram na trajetória de vida de Maria de Lourdes Cortes. A mineira, do município Carmo do Parnaíba, veio para Brasília quando se casou aos 22 anos. Construiu uma grande família de 10 filhos e dedicou sua vida a proporcionar a eles a chance de estudar. No entanto, para ela, essa oportunidade só veio mais tarde, aos 70 anos, com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Maria de Lourdes sempre amou estudar, mas na infância isso não foi possível, pois ela morava na roça e o pai não permitiu. Com isso, o sonho só pode ser realizado muitos anos depois, com os filhos já criados. “Eu sempre fiz de tudo para que meus filhos estudassem porque o conhecimento é a única coisa que ninguém consegue tirar de você, é um presente só seu”, diz dona Maria.
Leia também
“Eu não podia ir à escola, mas eu sempre corria atrás de conhecimento. Tentava aprender sobre as palavras e contas de matemática“, relembra. O sonho da Maria era ser diretora escolar e escritora. A inspiração sempre foi a poetisa Cora Coralina. “Pra quem tem um sonho, eu aconselho ter fé e jamais desistir”, incentiva.
O retorno aos estudos aconteceu em 2007 e trouxe muita esperança e expectativas para dona Maria, porém por um problema na visão ela precisou interromper a trajetória na escola. No entanto, a estudante conseguiu completar o 1º segmento da EJA, que corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. Com isso, já alfabetizada, ela começou a por em prática a escrita da sua biografia.
Nesse processo, ela recebeu a contribuição dos filhos e netos e conseguiu lançar o livro ‘Lição de Vida’, com uma tarde de autógrafos, aos 87 anos, para a grande família, que hoje é formada por 10 filhos, 23 netos, 25 bisnetos e 1 tataraneto. “Minha avó é minha grande inspiração. Hoje eu sou professora e sinto muito orgulho dela,” exalta Cinthia Cortes, neta da escritora.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade regular ou que desejam retomar os estudos em uma fase mais avançada da vida.
A SEEDF oferece apoio pedagógico aos professores e investe em programas e projetos que visam melhorar a qualidade da educação oferecida na EJA. Atualmente mais de 25 mil estudantes fazem parte do programa nas 14 Regionais de Ensino do Distrito Federal.