Núcleo Bandeirante promoveu palestras para 1.513 alunos do 9º ano
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é um momento de mudança importante na vida dos estudantes. Pensando nisso, a Coordenação Regional do Núcleo Bandeirante organizou seis dias de palestras e bate-papo para todos os alunos da região que estão no 9º ano do Ensino Fundamental, no mês de novembro.
A ideia é mostrar como funciona o Novo Ensino Médio (NEM) e discutir sobre o futuro da vida adulta que se aproxima. “Vamos começar uma jornada de transformação. Hoje já estamos adiantando o que espera vocês no próximo ano. Essa passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é um momento importante na vida, por isso é necessário ser um estudante ativo, em movimento”, afirma o professor Nei Vieira, que conduziu as palestras.
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Núcleo Bandeirante atende estudantes de cinco regiões: Candangolândia, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Vargem Bonita, Park Way e Núcleo Bandeirante. Todos os 1.513 estudantes que cursam o 9º ano em escolas da rede pública dessas regiões participaram das palestras.
Os momentos de bate-papo foram relevantes para mostrar como é o dia a dia do Ensino Médio, a importância da educação na vida dos jovens, e falar também sobre as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho.
O estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Metropolitana Arthur Soares, 16 anos, conta que ainda não sabia muito sobre o currículo do Novo Ensino Médio e que a palestra foi ótima para avaliar os passos para o futuro. “Foi um despertar para muitas informações. Eu quero cursar Relações Internacionais e já penso em escolher matérias que se relacionem com isso dentro do Ensino Médio”, pondera Arthur.
O colega Marcos Vieira, 17 anos, acredita que alguns pontos só serão compreendidos quando realmente ele começar os estudos no Ensino Médio, mas reforça que o momento da palestra serviu como um alerta para começar a pensar no futuro e nas inúmeras opções que vai encontrar pela frente.
Protagonismo do estudante
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A maior mudança desse formato são os IFs, em que os estudantes podem escolher em quais matérias vão se matricular. A objetivo é deixar florescer o protagonismo estudantil para que o jovem faça escolhas de acordo com sua decisão de vivências para vida e aspiração profissional. Os IFs incluem três bases: Projeto de Vida, Eletivas Orientadas e Trilhas de Aprendizagem. O NEM estimula a autonomia e autoconhecimento do estudante, facilita o ingresso no mercado de trabalho e pretende reduzir o abandono e a defasagem escolar.