Temas relacionados ao meio ambiente são apresentados aos alunos de maneira lúdica e divertida
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Teatro, saída de campo e várias aulas interativas motivam a garotada a preservar o meio ambiente, conhecer mais sobre a fauna e flora do cerrado e muito outras informações. É assim o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Militar do Distrito Federal, que esteve na Escola Classe 5 de Sobradinho nesta terça-feira (3).
Os 647 estudantes da escola participaram da visita do Batalhão de Polícia Militar Ambiental para um bate–papo sobre meio ambiente. As crianças também assistiram à peça teatral Lobo Guará: o guardião das águas, que conta a saga do herói lobo-guará que ganha poderes para proteger a natureza do cerrado e se tornar um guardião da natureza.
A Secretaria de Estado e Educação do DF (SEEDF) apoia o programa desde o início, em 2003. “Esse projeto traz a possibilidade das crianças conhecerem muitos temas importantes sobre a preservação natureza e saber mais do trabalho da Polícia Militar em parceria com as escolas. Os alunos ficam encantados para proteger a natureza ou ser um policial no futuro”, comenta o subtenente Batista, que participa do programa desde o início.
A diretora da EC nº 5 de Sobradinho, Sônia Regina, trabalha nessa escola há 24 anos e lembra a evolução que os estudantes da região tiveram a partir dos projetos ecopedagógicos sobre educação ambiental e temas relacionados.
“A escola que vi anos atrás não é a mesma. Os alunos eram violentos e não tinham uma reflexão mais profunda sobre o meio ambiente. Esse quadro mudou radicalmente. Recebemos o projeto Lobo-Guará desde a primeira edição e seguimos com projetos da escola de temas relacionados também. Trabalhamos a não violência em suas mais diversas formas, seja ela contra a natureza, o próximo, os animais”, destaca.
Os estudantes do 5º ano da EC nº 5 vão participar de todas as etapas do Lobo Guará, que tem 13 encontros com aulas, visita de campo, teatro e uma formatura para fechar o ciclo.
Proteção do meio ambiente é uma realidade da escola, que tem projetos de reaproveitamento das águas do bebedouro para irrigação da horta no local, sistemas de compostagem e espaços especialmente destinados para trabalho de temas relacionados a meio ambiente.
As escolas interessadas em receber o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará podem entrar em contato para ver os requisitos necessários e agenda disponível. Informações ccp.das@pmdf.gov.br e 3190-5271.